O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar que a economia do País está em recuperação “cada vez mais nítida” e que o desempenho da atividade deve mostrar sinais mais claros a partir deste segundo semestre. “Ultrapassamos o Cabo da Boa Esperança”.

De acordo com o ministro, a economia do Brasil deverá crescer a uma taxa de 4% no quarto trimestre deste ano. “O varejo teve um crescimento extraordinário. Cresceu 6,1% no mês (de junho), no conceito ampliado”, lembrou.

Mantega reiterou que, apesar dos bons indicadores divulgados, como vendas no varejo, vendas de automóveis e geração de emprego, além do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) de hoje, o governo continuará tomando medidas para estimular o crescimento.

 

IPI

O ministro da Fazenda também afirmou que o governo negocia com a indústria automotiva a redução do IPI para veículos mais eficientes, como aqueles com menor consumo de combustível, elétricos e com maior quantidade de componentes nacionais. Segundo o ministro, a medida fará parte do novo regime automotivo que deve ser regulamentado até setembro. “Mas as medidas não serão aplicadas agora. Isso deve ocorrer num período daqui a um ano.”

Sobre a prorrogação das medidas de redução das alíquotas de IPI de veículos e produtos da linha branca, cujo prazo termina no dia 31 de agosto, o ministro disse que o governo ainda não pensa sobre o assunto. De acordo com Mantega, o governo vai avaliar, ao final do período, a geração de empregos e o desempenho do comércio e da indústria.

“Uma coisa está acoplada à outra. É preciso expandir o nível de emprego, o que já ocorreu”, afirmou. “Já a indústria e o comércio também deram sinais de melhoria”. Em declarações recentes, o ministro Mantega refutava a possibilidade de prorrogar as medidas de redução de IPI.

Fonte: Agora MS