O artigo em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirma que a presidente Dilma Rousseff recebeu “uma herança pesada” de Lula segue repercutindo no meio político. No início da noite desta segunda-feira, o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), divulgou nota para rebater Dilma, que já havia respondido às críticas de FHC. Segundo ele, a situação do PT na corrida eleitoral “vai muito mal” e, por isso, “Lula está correndo atrás do prejuízo”.

Para Guerra, a presidente “faz questão de deixar claro que não tem nada a ver” com as dificuldades enfrentadas pelo partido. “Apesar de ter demitido quase metade dos ministros, de ter chacoalhado a Petrobras, ela faz de conta que não aconteceu nada. Faz de conta que os ministros que vieram do governo passado eram bons, que as práticas de antes eram limpas e que foi a força da gravidade que a fez mudar a diretoria da Petrobras, não a constatação de que a empresa ia e continua muito mal”, declarou Guerra.

Domingo, FHC publicou em jornais um artigo, intitulado Herança Pesada, em que afirma que Dilma recebeu de Lula “o fardo de um estilo bombástico de governar que esconde males morais e prejuízos materiais comprometedores”. Em nota, a presidente Dilma rebateu as críticas e disse ter recebido uma “herança bendita” do antecessor. “Não recebi um País sob intervenção do FMI (Fundo Monetário Internacional) ou sob ameaça de apagão”, escreveu.

Fonte: Terra