• A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18), na coluna semanal Conversa com a Presidenta, que o governo federal vai investir R$ 1 bilhão para construir centros de treinamento e beneficiar os atletas melhor colocados no ranking internacional em 36 modalidades olímpicas e paralímpicas. Ao responder pergunta da pedagoga Sandra Denise Rieth, moradora de Canoas (RS), a presidenta explicou que os recursos estão previstos no Plano Brasil Medalhas 2016. “Para ampliar o apoio, lançamos na semana passada o Plano Brasil Medalhas 2016. O Plano inclui apoio a técnico, equipe de apoio, equipamento esportivo, além de suporte ao treinamento e à participação em competições”, disse.
  • Estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desde ontem(17), instruções acerca da votação na urna eletrônica, que ensinam como votar, corrigir o voto, votar apenas no partido e votar em branco. Clicando em “Vote aqui”, o usuário tem acesso a um aplicativo via internet, que simula uma votação em urna eletrônica, com candidatos e partidos fictícios, podendo assim treinar a ordem de seu voto, que será, nas Eleições 2012, primeiro para vereador e depois para prefeito. O eleitor deve digitar os cinco números do vereador escolhido e, em seguida, dois para prefeito, clicando ao final na tecla “confirma”, após o que ouvirá o sinal sonoro característico indicativo de que o eleitor votou com sucesso.
  • O Instituto Vox Populi também realiza pesquisa eleitoral em Mossoró. Agora são três pesquisas a serem divulgadas nos próximos dias, aferindo a intenção de votos dos mossoroenses para prefeito e vereador. A Federação das Industrias do Rio Grande do Norte (FIERN) é o contratante da pesquisa. O instituto ouvirá 600 eleitores entre os dias 18 (hoje) e 20 (quinta-feira). A pesquisa tem 95% de confiabilidade e a margem de erro é de 4%. O seu resultado deve ser divulgado no jornal Gazeta do Oeste, edição de terça-feira, 25 de setembro. O Vox Populi ainda realizará uma segunda pesquisa eleitoral em Mossoró, também contratada pela Fiern, com publicação prevista para o dia 5 de outubro, na Gazeta do Oeste.
  • A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Minas Gerais (OAB-MG), pediu ontem (17) à Comissão da Verdade, em Brasília, uma nova apuração sobre a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em acidente automobilístico no quilômetro 165 da Rodovia Presidente Dutra, próximo a Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976, segundo o Correio Braziliense. O pedido é baseado em análise de farto material documental reunido durante a tramitação do processo, encerrado em 1996. De acordo com a OAB-MG, o motivo do acidente foi um tiro na cabeça do motorista de JK, Geraldo Ribeiro. “Nesta nova e fundada versão, Geraldo Ribeiro foi atingido na cabeça por um projétil denominado ‘batente’, de fabricação e uso exclusivo das Forças Armadas de nosso país, e muito utilizado à época pelo Exército brasileiro”, sustenta a OAB, por meio de nota.
  • O Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva, pediu investigação sobre a troca de drogas (crack) por votos em algumas regiões de Teresina (PI). A denúncia foi formalizada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI presidida pelo advogado Lúcio Tadeu Ribeiro. A Polícia Federal apura o fato por se tratar de tráfico de drogas e crime eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, a compra de votos. Durante uma caminhada no bairro Parque Brasil, zona norte de Teresina, o candidato do PT à Prefeitura de Teresina, senador Wellington Dias (PT), afirmou que alguns candidatos a vereador estariam trocando drogas por voto na região, aliciando adolescentes e adultos viciados em drogas.
  • O governo de Dilma Rousseff fechou agosto com a marca de 335 servidores expulsos, demitidos ou destituídos da máquina federal por envolvimento em falcatruas diversas. É a segunda pior marca já registrada desde a edição do primeiro relatório, em 2003. Nas contas da Controladoria-Geral da União, o placar das exonerações alcançado no mês passado só perde para as 374 demissões ocorridas nos oito primeiros meses de 2011. Segundo o relatório, exclusivamente no mês passado, foram 42 exonerados. Os dados da CGU mostram ainda que pela primeira vez no ano, São Paulo conseguiu passar o Rio de Janeiro e agora lidera o ranking da corrupção na máquina federal. De janeiro até o mês passado, foram 41 demissões em São Paulo, contra quarenta registradas no Rio e 38, no Distrito Federal. O relatório mostra ainda que os ministérios da Justiça (85 degolados) passou a Previdência (80). Com 53 exonerados, a Educação continua em terceiro lugar. Com os dados de agosto, o governo chega a 3 868 servidores expulsos por irregularidades, desde 2003.(Veja)