Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos aprovaram na noite de terça-feira (18) a deflagração de uma greve por tempo indeterminado em pelo menos 18 Estados e no Distrito Federal.

Conforme balanço parcial das assembleias repassado pelo comando nacional da categoria, aprovaram a paralisação a partir de hoje (19) os trabalhadores dos Correios das seguintes unidades da Federação: Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em Minas Gerais e no Pará, a categoria já havia iniciado a greve na semana passada.

A entrega domiciliar de correspondências será o serviço mais afetado com a greve, seguido pela triagem das encomendas que chegam via avião e caminhão.

REIVINDICAÇÃO – Os trabalhadores cobram rejuste salarial de 43% referentes ao acúmulo da inflação desde o governo Collor. O percentual baixou para 10,2% no intuito de acelerar a negociação, mas o Governo Federal, que oferecia 3%, só chegou a 5,2%. Com piso atualmente em R$ 945, os funcionários pedem ainda incorporação de R$ 200 mensais. Outra reclamação é a falta de segurança nas agências. A categoria pede portas detectoras de metal e vigilância armada, como nos bancos, já que as unidades fazem movimentação financeira.

Dos 35 sindicatos da categoria, dez ainda farão assembleias entre hoje e o próximo dia 25.