A nove dias do segundo turno das eleições municipais, o candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, José Serra, não só viu o rival petista Fernando Haddad aumentar a vantagem nas pesquisas, como também vem experimentando um crescimento nos índices de rejeição.

Segundo levantamento do Datafolha divulgado ontem, a rejeição ao tucano subiu dez pontos e foi a 52%, contra 42% registrados na última pesquisa do instituto. É a primeira vez que mais da metade do eleitorado rejeita o tucano. Desde 1992, só dois candidatos a prefeito de São Paulo chegaram ao final da disputa com um índice superior a este.

Em 2008, Paulo Maluf era rejeitado por 59%. Em 2000, Fernando Collor alcançou 62%. O Datafolha de ontem confirmou ainda o isolamento de Haddad na liderança, cuja frente sobre o tucano foi a 17 pontos.

A pesquisa mostra também que Haddad vence Serra entre os eleitores que votaram em Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) no primeiro turno. Para chegar a esses resultados, o Datafolha ouviu 2.098 eleitores na quarta e quinta-feira A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.