# # Mudanças …

O ex-deputado federal baiano, Benito da Gama Santos, pediu exoneração do cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico. E o Diário Oficial desta quinta-feira (08), traz a publicação, assinada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O baiano chegou a Rosalba através do deputado federal Betinho Rosado (DEM), de quem é amigo pessoal. Benito optou por dedicação exclusiva à Presidência Nacional do PTB, cargo que assumiu após a saída de Roberto Jeferson. O adjunto Silvio Torquato, tio do deputado Gustavo Fernandes e irmão do ex-deputado Elias Fernandes, segue respondendo pelo cargo. O Adjunto da pasta, designado para responder interinamente, Silvio Torquato poderá ser oficializado, garantindo mais espaço e prestígio ao PMDB no Governo.

 Já Rogério Marinho (PSDB) deverá ser acomodado, tendo em vista que perdeu a cadeira na Câmara Federal, onde o titular é Betinho Rosado (DEM), cunhado da governadora Rosalba, que por dois anos lhe garantiu o mandato. Aguardemos…

# # Paulo Davim em destaque

Com pouco mais de um ano e meio no Senado Federal, o mandato do senador Paulo Davim  (PV-RN) já foi reconhecido por 186 jornalistas que fazem cobertura no Congresso Nacional, colocando-o no grupo dos parlamentares federais indicados a receber o Prêmio Congresso em Foco, cuja entrega será feita na noite dessa quinta-feira, 8 de novembro, a partir das 20h, no Unique Palace, em Brasília (DF). Davim foi escolhido, sobretudo, para figurar entre os senadores e deputados federais que mais se destacaram na defesa da saúde. “Recebi com grande satisfação a notícia de ter sido selecionado pelos 186 jornalistas que fazem cobertura no Congresso Nacional para o Prêmio Congresso em Foco. Primeiro porque tenho consciência da responsabilidade de ser um parlamentar federal e das atribuições precípuas a que a função nos exige. E, segundo, porque divido esse reconhecimento com todo o Rio Grande do Norte, meu Estado, a quem tenho dedicado minha trajetória política. Muito embora, agora na condição de senador, tenha trabalhado também em prol de proposituras que atendam não só meu Estado, como o povo brasileiro de modo em geral”, disse o senador.

# # Lá por Brasília…

As emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) que serão indicadas pelos parlamentares potiguares serão apresentadas em novas reuniões, ainda sem datas marcadas. Mas, a governadora Rosalba Ciarlini sinalizou que o Governo do Estado vai priorizar obras hídricas, diante do grave quadro de seca; saúde e mobilidade urbana como, por exemplo, a solução do gancho de Igapó, duplicação da BR 304, saneamento e obras para convivência com a seca. “Confio na sensibilidade dos parlamentares e queremos ouvi-los para que as necessidades apontadas pelo governo sejam acatadas com absoluto entendimento”, completou.Além dos parlamentares, governadora, prefeitos e secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, a reunião contou com representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer. Entre os prefeitos eleitos, Carlos Eduardo Alves (Natal) e Roberto Germano (Caicó) acompanharam a reunião.

# # Operação Assepsia

O ministro Campos Sales, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deixou de julgar, nesta quinta-feira (8), o pedido de habeas corpus da prefeita Micarla de Sousa (PV), porque não havia nos autos uma cópia legível da decisão que ordenou o afastamento da chefia do Executivo. O ministro é um desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, mas convocado no STJ. Ele determinou que o advogado da pevista, Raffael Gomes Campelo, junte nova cópia nos autos, com a decisão do desembargador do TJ/RN, Amaury Moura Sobrinho. O pedido de habeas corpus é em caráter liminar e segundo informações do gabinete do ministro, no STJ, tem preferência para julgamento. Amanhã o despacho do magistrado deve ser publicado no Diário da Justiça. O remédio jurídico impetrado pela prefeita é um pedido de recondução à chefe do Executivo.