A Fundação Procon de São Paulo notificou nesta sexta-feira (23) as empresas que participam da “Black Friday”, ação promocional das redes de varejo, por indícios de maquiagem nos descontos.

Denúncias de consumidores chegaram por meio dos canais de atendimento do órgão e também pelas redes sociais. As empresas têm até a próxima sexta-feira (30) para responder ao Procon.

 

Foram notificados: Extra (lojas física e virtual), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop. O organizador do evento também será notificado para explicar sobre problemas que alguns consumidores apresentaram no acesso a alguns links de ofertas e sites de lojas. O G1 entrou em contato com todas as empresas e aguarda um retorno.

Internautas que buscaram aproveitar descontos promovidos em lojas on-line de grandes varejistas encontraram vitrines virtuais fora do ar, lentidão para carregar páginas e finalizar compras. Em redes sociais como Facebook e Twitter, consumidores também reclamaram de ofertas com preços inflados para forjar descontos maiores em lojas on-line. A prática é caracterizada como “publicidade enganosa” no Código de Defesa do Consumidor (CDC), segundo o Procon, e deve ser denunciada.