A situação no estado pode piorar caso não chova…

A previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em dezembro de 2012 e termina em fevereiro de 2013 indica maior probabilidade de ocorrência de chuvas abaixo da faixa normal para grande parte da região Nordeste e extremo leste da região Norte. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), para o centro-sul da região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal, em associação à possível persistência do aquecimento das águas superficiais adjacentes à costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil nos próximos meses.

Nas demais áreas do Brasil, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). As temperaturas podem variar entre as categorias normal e acima da normal climatológica em áreas do Norte e Nordeste do Brasil, como resultado da maior probabilidade de estiagem prevista para este trimestre. Nas demais áreas, em particular na região central do Brasil, onde o período de chuvas já teve início, as temperaturas estão sendo previstas em torno da normal climatológica.

Percorrendo o trecho da BR 304 entre Mossoró a Natal, você percebe o quanto a seca castiga o nosso estado, só vai aparecer verde já muito próximo a Macaíba. Um péssimo sinal que a estiagem avançou muito este ano.