Os reservatórios de energia hidrelétrica das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste terminaram 2012 muito próximos do limite para o abastecimento de energia dessas regiões.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o Nordeste fechou dezembro com 32,2% de sua capacidade (o limite mínimo para a região é 34%), enquanto o Sudeste/Centro-Oeste terminou o ano com apenas 28,8 % (0,8% acima da linha de risco). A situação não melhorou nem mesmo com o dezembro mais chuvoso da história da cidade de São Paulo (397,6 milímetros).

De acordo com os modelos numéricos de previsão do tempo e do clima, essas regiões deverão ter uma continuidade da chuva irregular pela frente, impedindo o abastecimento adequado dos reservatórios de energia do Brasil.

A expectativa é de temporais isolados e irregulares, a exemplo do que já ocorreu no mês de dezembro e neste começo de janeiro. Isso significa poucos dias com chuva muito forte e vários dias sem chuva, ou com precipitação esparsa e fraca.

De acordo com o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento, este tipo de chuva não é a ideal para a situação atual das reservas hidrelétricas.(Tribuna)