Um marco para os dez anos de criação do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), assim pode ser visto o Intercom Nordeste. Um dos maiores eventos da área de Comunicação do país começa amanhã (12) na UERN e se estende até a próxima sexta-feira (14). São mais de mil participantes inscritos no evento que traz como tema “Comunicação em tempos de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades”.
O evento começa com o credenciamento às 8h no Departamento de Comunicação (DECOM). Às 9h30 o primeiro evento: uma mesa redonda sobre os 50 anos do ensino de comunicação no Brasil, a ser realizada no Ginásio Deputado Vingt Rosado no Campus Central. A abertura oficial do evento será às 19h, no mesmo ginásio. Na oportunidade será realizada uma homenagem a um dos maiores pesquisadores em comunicação do Brasil, José Marques de Melo.
Para o professor Esdras Marchezan a organização do Intercom é um grande desafio para o DECOM. “Estamos realizando o maior evento de comunicação do Nordeste para celebrar os dez anos do curso”, acrescenta o professor que avisou que após o evento começam os preparativos para celebrar a passagem.
O chefe do Departamento de Comunicação Social, Prof. Fabiano Morais, acrescenta que a experiência de organizar o Intercom é um misto de superação de dificuldade e inovações. “Conseguimos algumas inovações como o cartão de desconto, ônibus pegando os congressistas nos hotéis, aumento da oferta de transporte coletivo para o Campus Central, táxis com tarifas parceladas e uma festa de recepção gratuita e em local privado para os participantes”, cita.
O curso de Comunicação Social da UERN tem três habilitações: Jornalismo; Radialismo; e Publicidade e Propaganda. Para alunos da primeira turma de Comunicação Social da UERN, este é um momento muito especial. “É muito importante porque é a realização de um sonho atrasado de nossa parte. Os alunos, a maioria, não têm noção do tamanho deste evento”, frisou Aline Linhares, que hoje é servidora concursada da Rádio FM Universitária da UERN e ministrará uma oficina sobre técnicas básicas de rádio.
Para Ivan Coelho, que já foi aluno e hoje é professor do curso, este é um momento especial. “Entrei como professor na reta final da organização, mas será uma oportunidade de mostrar para o Nordeste a qualidade do nosso curso. O mais interessante é sentir a energia e o amadurecimento mostrado pelos nossos alunos”, frisou.