Para estimular a cultura, desenvolver a economia criativa e fomentar novos negócios até a Copa da FIFA 2014 na capital potiguar, o SEBRAE/RNe a Prefeitura de Natalfecharam um acordo de cooperação técnica, que visa, em quatro projetos, contemplar a cultura local, a criatividade, o audiovisual, o patrimônio imaterial dos bairros e o artesanato do estado. As ações têm foco nas oportunidades geradas pela realização doo Campeonato Mundial de Futebol do próximo ano e contempladas pelo projeto Sebrae 2014. A assinatura do acordo ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, sede do executivo municipal.

O convênio foi assinado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Sílvio Bezerra, pelo diretor superintendente, José Ferreira de Melo Neto, e pelo diretor Técnico, João Hélio Cavalcanti. Também prestigiaram a solenidade secretários municipais, a gerente da Unidade de Comércio e Serviço do Sebrae, Sandra Martins, e as gestoras dos projetos de Cultura e de Produção Associada ao Turismo da instituição, Cátia Lopes e Jupira Nunes, respectivamente.

A parceria envolve quatro frentes, todas ligadas direta e indiretamente com a realização dos jogos da Copa no Rio Grande do Norte: a loja conceito Brasil Original, o Espaço Criativo, Território Criativo e o Inventário do Patrimônio Imaterial. A primeira delas é a criação da loja modelo Brasil Original, que está sendo instalada pelo Sebrae em todas as 12 cidades-sede da competição. O espaço terá uma grande mostra do artesanato potiguar e funcionará na feirinha da Árvore de Mirassol, onde tradicionalmente são comemorados os festejos de fim de ano em Natal.

O showroom visa fomentar o artesanato alinhado com a mesma identidade visual que está sendo produzida no restante do país, mas guardando as especificidades regionais, para atender às demandas dos turistas. Osprodutos receberão o selo Brasil Original. Com uma estrutura sofisticada de integração sensorial, unindo som, imagens e iluminação, a ideia da loja é promover o desenvolvimento e comercialização de produtos artesanais de alto valor agregado buscando a elevação do patamar de qualidade estética, cultural e mercadológica visando o megaevento de 2014. A expectativa é receber 30 mi visitantes.

FONTE: Assessoria