Caicó vai receber Curso de Capacitação de Mototaxista oferecido pelo Detran

 

Uma equipe da Controladoria Geral de Trânsito do Detran/RN se encontra hoje (28) na cidade de Caicó organizando a logística para o início do primeiro Curso de Capacitação de Mototaxista a ser realizado no município. A medida busca preparar o profissional da motocicleta para exercer sua atividade seguindo as normas legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo motoqueiros.

De acordo com o sindicato da categoria, a cidade conta com cerca de 300 profissionais que utilizam a motocicleta na realização do transporte de passageiros na zona urbana e rural do município. Neste primeiro momento, a subcoordenadora da Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, trabalha na formação das duas primeiras turmas composta por 30 motoqueiros em cada sala de instrução. A proposta é que já na próxima segunda-feira (02) tenha início as atividades pedagógicas com esses dois grupos.

Segundo o coordenador pedagógico da capacitação, Jacob Costa, além de Caicó, o curso também deve ser implantado no município de Currais Novos. Para isso, o Diretor-Geral do Detran/RN, Willy Saldanha, esteve com os prefeitos das duas cidades para viabilizar uma parceria entre o Órgão Estadual e as Prefeituras, com o objetivo de oferecer gratuitamente a qualificação aos mototaxistas.

 

“A iniciativa prevê que o Detran entre com o material pedagógico e a equipe técnica de ensino, enquanto os municípios parceiros providenciam a estrutura física, com sala, cadeiras e acesso a internet”, informou Jacob. As inscrições serão feitas nas unidades do Detran em Caicó e Currais Novos.

 

O Curso é composto de 30 horas/aulas, sendo 25 instruções teórica e outras 5 práticas. São abordados as disciplinas de Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Transporte de Pessoas, além de Gestão do Risco sobre Duas Rodas, e Prática Veicular Individual Específica de Pessoas.

A exigência da capacitação se encontra delimitadas na Resolução 410/2012 do Denatran, que atende ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício das atividades destes profissionais e que impõe a necessidade de aprovação em curso especializado para trabalhar nas funções.

A medida legal também prevê que haja a adequação das motos para uso profissional acrescentando equipamentos de segurança como antena corta-pipa, protetor de pernas e motor, faixas refletivas no capacete, além do uso por parte do condutor de colete com faixas refletivas.

Fonte: Assessoria