Com a aprovação do projeto do Centro de Tecnologia do Sal do RN (CTSAL) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte( UERN), Pedro Fernandes, disse que a instituição vai cumprir uma nova etapa. A UERN agora vai buscar apoio da bancada federal e da classe empresarial de Mossoró para a viabilização do projeto.
O reitor solicitará aos deputados e senadores, emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2014 e também a participação direta da indústria salineira para que o CTSAL possa ser ser construído, abrindo novas perspectivas para o aproveitamento o fortalecimento da principal atividade econômica da região.
Dentro da àrea de pesquisa, o Centro de Tecnologia do Sal quer realizar análises qualitativas e quantitativas das águas-mães; monitorar a qualidade do sal produzido na região, monitorar as ações de recuperação das áreas degradadas decorrentes da atividade salineira e estudar os impactos ambientais causados pelo descarte das águas-mães.
O CTSAL-RN pretende, ainda, usar da água-mãe no tratamento de efluentes da indústria têxtil e Acompanhar a saúde dos trabalhadores das indústrias salineiras.
O reitor deve convocar uma reunião com o setor salineiro, nos próximos dias. O projeto do CTSAL é um investimento de R$ 3,8 milhões e pretende explorar outras riquezas minerais do Estado.