Com suporte gerencial direcionado a um total de onze micro e pequenos negócios, o Centro de Incubação tecnológica do Semiárido (Citecs) promove o I Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Desenvolvida por meio de parceria entre o SEBRAE/RN e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a incubadora de empresas pretende promover a educação empreendedora e disseminar a inovação tecnológica no ambiente acadêmico. O evento, que teve início na noite do dia 29, encerra nesta quinta-feira (31), no Hotel VillaOeste.

Para o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire, que proferiu palestra na abertura do encontro, existe um vasto campo a ser explorado por empresas que pretendem investir em inovação e tecnologia no Brasil. Mas para isso, ele alerta que é necessário associar conceitos de sustentabilidade para elevar a competitividade do negócio. O país ocupa a 58ª posição no ranking da inovação no mundo.

“Existe um vasto campo no setor de inovação não só no Brasil. Apesar do assunto estar sendo mais disseminado, é preciso atentar para alguns detalhes, como a associação da temática inovação aos conceitos de sustentabilidade. Do contrário, a competitividade será muito baixa”, ressalta.
Neste contexto, a incubadora surge como ferramenta de auxílio às micro e pequenas empresas que buscam a inserção no mercado voltado para a inovação, aponta Fábio Ricardo Procópio, coordenador da Citecs.

“As incubadoras, em especial a Citecs, ao longo de sua implantação tem apresentado excelente resultado junto às empresas incubadas, seja com os serviços técnicos especializados, consultorias de gerenciamento, ou com a transferência de inovação e pesquisa da Uern”, destaca. A programação do I Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação contempla ainda a apresentação das ações de empresas incubadas e palestras motivacionais e ligadas ao empreendedorismo. No Rio Grande do Norte, o Programa de Incubadoras do Sebrae-RN já instalou um total de oito incubadoras. Outras cinco devem ser instaladas nos próximos meses.

Fonte: Assessoria