Pesquisa desenvolve iniciativa contra desperdício no RU

 

As sobras de alimentos geradas no Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) ganhou destino. Isso porque um coletivo de estudantes que integram o Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente, Planejamento e Sustentabilidade Urbana e Rural desenvolveu um projeto de pesquisa visando a implantação de um sistema de composteira para reaproveitamento das sobras de alimentos.

O trabalho do grupo já se estende por dois anos e os primeiros resultados da pesquisa serão apresentados pela primeira vez no VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, que acontece entre os dias 27 a 29 de novembro, em Salvador (BA).

 

Com o título “Aproveitamento residual de origem vegetal proveniente do Restaurante Universitário da Ufersa”, o artigo científico será apresentado pelos graduandos Oswaldo Sobrinho e Francisco Lucívio dos Santos, sob orientação da professora Ludimila Carvalho, chefe do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, tem por objetivo valorizar a qualidade do adubo orgânico produzido pela instituição e ainda contribuir com a melhoria da segurança sanitária dos alimentos.

 

“A Ufersa, como instituição pública voltada para a educação deve ter a preocupação ecológica, reaproveitando os restos alimentares, pois foi apresentada com grande potencialidade de transformação em composto, seguindo a lógica de proteção ambiental, resultando no surgimento de uma política de incentivo à educação ambiental”, conclui o texto do artigo que será apresentado neste mês.