No dia 18 deste mês, segunda-feira, será realizada na Escola de Governo Dom Eugênio Salles, no Centro Administrativo, das 8h às 17h, a Reunião Técnica de Pactuação do Pronatec Social/Brasil sem Miséria (BSM) para 2014. O evento será organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e terá a participação dos secretários municipais de Assistência Social e interlocutores do Programa, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

O momento será para orientar os gestores e interlocutores sobre, a Pactuação de vagas dos cursos que serão oferecidos pelo Pronatec Social/ BSM para o próximo ano. Esse é um programa de ação profissional, destinado aos inscritos no Cadastro único (CadÚnico), para encaminhá-los à programas sociais, com a finalidade de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho através da oferta de cursos de formação inicial e continuada.

 

Podem participar do Programa, jovens a partir de 16 anos que estejam cadastrados ou em processo de cadastramento no Cadastro único (CadÚnico), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também pode participar do Pronatec/BSM, um ou mais membros de cada família vinculada ao CadÚnico.

 

A secretária da Sethas, Shirley Targino, avalia a importância da participação dos municípios nessa reunião. “É importante que o gestor ou gestora de assistência social e o interlocutor do programa, de cada município do nosso Estado, estejam presentes no evento. Dessa forma, conseguiremos esclarecer todas as dúvidas e unir forças para colocar o programa em prática, da melhor maneira possível, e consequentemente, atingirmos bons resultados para o Estado e, principalmente, para os beneficiários”, declarou a titular da Sethas.

 

O Estado do Rio Grande do Norte foi o primeiro a obter 100% de adesão ao Pronatec/BSM. As ofertas de vagas para os cursos são geradas pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), no qual a prefeitura, através da secretaria de assistência social, obtém as informações e quantidades de vagas distribuídas para cada município.

 

As unidades que ministrarão os cursos do Pronatec/BSM serão: Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI; Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; Serviço Social da Indústria – SESI; Serviço Social do Comércio – SESC; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Fonte: Assessoria