Com uma concentração de 38% dos negócios formalizados na figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), a Zona Norte de Mossoró terá mais uma ferramenta de estímulo ao potencial empreendedor. Composta por 11 bairros, a região recebe, até o próximo dia 29, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que capacitará mais de 250 empreendedores e autônomos. Esta é a segunda vez que a capacitação acontece no município, e a última de um total de 23 realizadas pelo SEBRAE/RN ao longo de todo o ano no estado. A abertura do evento aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no Ginásio da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura.

A realização da OSE estimula autônomos como Rita de Cássia de Castro, moradora do bairro Santo Antônio. Há mais de dez anos dedicada ao artesanato à base da palha de carnaúba, ela busca conhecimento na área gerencial para melhor administrar o negócio. “Vim em busca de conhecimento para saber mexer melhor com o dinheiro, e aplicar direito. O artesanato garante a renda que entra na minha casa, e quero melhorar cada vez mais para melhorar minhas condições”, explica.

O gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Edwin Aldrin, participou da abertura da Oficina, e ressaltou a importância da capacitação para o surgimento de novos negócios e consolidação de empreendimentos já existentes. Segundo ele, a participação na OSE ajuda a identificar deficiências e auxilia na busca de estratégias para melhorar a área de gestão. “Ao longo do desenvolvimento, a OSE coleciona resultados muito positivos, pois ajuda o empreendedor a identificar falhas e buscar soluções e estratégias que melhorem o negócio. Além disso, durante a oficina, o participante tem acesso a outros serviços, como palestras e formalizações”, enfatiza.

A Oficina Sebrae de Empreendedorismo é promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte por meio do Projeto Território da Cidadania Açu-Mossoró e conta com a parceria da prefeitura local. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Vera Cantídio, a capacitação fomentará ainda mais a economia da Zona Norte mossoroense. “Esta é uma oportunidade única para quem pretende ser dono de seu próprio negócio. Estou certa de que os resultados serão muito positivos, e a economia destes bairros sairá ainda mais fortalecida”, ressalta.