FACENE MOSSORÓ NO COMBATE AO CÂNCER INFANTIL

O câncer corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Na infância, os tipos mais comuns são as leucemias, os tumores no sistema nervoso central e os linfomas.

O câncer infanto-juvenil é uma das causas de morte não acidentais mais comuns entre crianças e adolescentes, mas com o avanço da medicina e o diagnóstico precoce, o quadro tem até 70% de cura.

A turma do 6° período do curso de Enfermagem Facene Mossoró realizou nessa manhã de quinta-feira (13), uma ação sobre o Combate ao Câncer Infantil. Com instrução da professora Ananka Maia, mais de vinte alunas da disciplina de “Enfermagem em saúda da criança e adolescente”, orientaram pais, professores e responsáveis sobre a doença.

 

Foram visitados a Unidade de Educação Infantil Alice Dias da Silva onde cem crianças, acompanhadas dos professores, assistiram uma apresentação teatral sobre o câncer na infância. Ao som de músicas infantis, o caderno de vacinação das crianças foram analisados e aplicados a gotinha da Vitamina A para aquelas crianças que ainda não tinham tomado.

Na mesma manhã, a turma se deslocou para a Unidade Básica de Saúde Aguinaldo Pereira, para realizarem o trabalho de prevenção, com explicações dos sintomas do câncer infantil e consultas, denominadas C e D – consultas de crescimento e desenvolvimento – das crianças.

A professora Ananka Maia, responsável pela disciplina “Enfermagem em saúde da criança e adolescente” na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança – Facene/RN, ressalta a importância do acompanhamento médico e de avaliações constantes sobre a saúde da criança, “o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança- C e D – realizado durante a consulta de enfermagem constitui uma ação essencial para identificar os principais sinais e sintomas do câncer na infância”, que são “palidez acentuada, sudorese profunda e noturna, perda de peso, inapetência, dor abdominal e vômitos”, relata a professora.

A Facene Mossoró entra na luta para o Combate ao Câncer Infantil, e chama a atenção dos pais, professores e responsáveis, para prestarem atenção a qualquer aparecimento de manchas no corpo ou queixas de dores musculares nas crianças.

Fonte: Assessoria