O grau de liberdade de imprensa no Brasil piorou muito no ano de 2013, o país é o pior das Américas em número de jornalistas mortos, a advertência foi feita nesta quarta-feira (12), em Paris, pela organização não governamental Repórteres sem fronteira (RSF), que não poupou críticas ao Brasil e Estados Unidos, em dois anos, o país despencou 12 colocações na classificação, ocupando o 111º lugar, por culpa dos riscos das coberturas de crime organizado e corrupção.

No ano passado, o Brasil aparecia em 108º lugar, caiu três posições, para efeitos de comparação, a Argentina aparece em 55º lugar, em 109º lugar aparece a República Centro Africana, nação em guerra e sob intervenção internacional, em 110º logo em seguida vem a Uganda.

 

“O domínio do crime organizado em certas regiões do Brasil torna arriscado o tratamento de temas como corrupção, drogas e tráfico de matérias-primas”, disse RSF. Segundo a organização, os jornalistas são intimidados por “máfias”, mas também por autoridades, através do uso de processos judiciais.

A Finlândia mantém, pelo quarto ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking de liberdade de imprensa da RSF. No fim da lista está o que a organização chama de “trio infernal”, formado por Turquemenistão, Coreia do Norte e Eritreia, países onde a liberdade de imprensa é “inexistente”, a Síria também está entre as últimas posições, no 177° lugar.Os Estados Unidos são um dos países que mais caíram no ranking, assumindo a 46º posição, e caiu 13 posições.

Fonte: Diário 24 Horas