TRT-RN conclui a instalação do PJe nas Varas do Trabalho do interior

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) conclui, nesta segunda-feira (7), a implantação do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as Varas do Trabalho do interior do estado, que teve início em 2012, na Vara do Trabalho de Goianinha.

Serão contempladas com o PJe as Varas de Currais Novos, Ceará-Mirim, Assu, Pau dos Ferros, Caicó e as duas de VTs de Macau.

“Com isso, atingimos integralmente nossa meta de implantar o Processo Judicial Eletrônico em toda a 1ª Instância da Justiça do Trabalho potiguar e nos tornamos o primeiro ramo do judiciário do Rio Grande do Norte a operar totalmente no PJe”, destaca o presidente do TRT-RN, desembargador José Rêgo Júnior.

“Para que fosse possível o cumprimento dessa meta, desde o ano passado que o TRT vem se preparando, investindo na infra-estrutura tecnológica das Varas do Trabalho, renovando todo o parque de computadores, entre outras medidas”, enumera o presidente.

Além disso, o TRT promoveu cursos de capacitação com alguns servidores dessas Varas, que foram escolhidos para atuar como agentes multiplicadores do Processo Judicial Eletrônico nos seus locais de trabalho, para dirimir todas as dúvidas dos demais servidores.

“Todos esses servidores tiveram ainda que fazer a certificação digital para poder acessar o PJe, bem como os advogados”, destaca o desembargador.

Para que fosse possível implantar o PJe nessa fase, “todas as Varas passaram a trabalhar com uma linha de conexão direta com os servidores instalados na sede do tribunal, em Natal, com capacidade de transmitir 2 megabytes de dados por segundo, que é o mínimo exigido para que se tenha uma performance satisfatória”, revela Marcelo Marinho Ramos, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT-RN.

Ainda este ano, segundo Marinho, todas as Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte terão uma conexão com 15 megabytes, “o que vai melhorar substancialmente o uso de todas as partes envolvidas na utilização do PJe, como juízes, advogados e servidores, além das partes destaca Marinho.

A partir da implantação do PJe, nesta segunda-feira,  as sete varas do trabalho do interior só receberão novos processos por meio eletrônico. Os advogados precisarão utilizar a certificação digital para utilizar o sistema.

As audiências continuarão sendo presenciais. A novidade é que, com o PJe, advogados, reclamantes e reclamados podem ter acesso simultâneo ao processos nos computadores instalados nas salas de audiência. Os processos antigos permanecerão em papel até serem concluídos.

Atualmente existem 16.099 processos tramitando na 1ª Instância através do PJe, e 689 na 2ª Instância, que é o próprio TRT. Sobre a quantidade de advogados já cadastrados no PJe, existem 3.890 na 1ª Instância e 1.302 na 2ª Instância.

Fonte: Assessoria