Larissa: falhas na Fundac favorecem violência no RN

 

Hoje, na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) alertou para falhas na assistência a menores infratores devido a problemas na Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), que entra em greve nesta terça-feira.

Órgão do Governo do Estado, a Fundac substituiu a Febem, em 1994, para atender crianças e adolescentes em conflito com a lei. Porém, a restrição desse atendimento prejudica o futuro de jovens e favorece avanço da violência, adverte Larissa.

“Os servidores não têm condição de trabalho adequada e amargam falta de estrutura, defasagem salarial, ausência de proteção ideal contra violência nos Ciads e Ceducs, onde falta de cadeado a instalações hidráulicas e elétricas”, denuncia.

Sem segurança

No Ceduc Mossoró, fugas de menores são constantes, pois a Fundac dispõe de apenas um policial, conforme o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai). A falta segurança dentro e fora da unidade provoca medo entre os servidores.“A situação é delicada. A Fundac está deixando de acolher menores infratores devido à falta de estrutura. Mantém apenas 14 adolescentes em Mossoró, e os servidores acumulam perdas salariais de 35%, segundo o sindicato”, lamenta Larissa.

Providências

Para mudar essa situação, a deputada requereu à Sethas, hoje, reestruturação do Plano de Cargos, segurança interna e externa, assistência médica e psicossocial para os servidores, além de diálogo para atender a categoria e acabar com a greve.

Fonte: Assessoria