O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) manteve a tradição e voltou premiado de mais um Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) – regional Nordeste. O evento científico aconteceu no último fim de semana, em João Pessoa/PB, e reuniu estudantes e pesquisadores de todo o Nordeste.
Três trabalhos produzidos por alunos do Decom/Uern foram premiados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM). No ano passado, quando a Uern sediou a etapa Nordeste do congresso, três alunos também receberam a premiação. Com a vitória, os premiados seguem agora para a etapa nacional da competição, que acontecerá em Setembro, em Foz do Iguaçu/PR.
Na categoria Programa Laboratorial de Áudio, o projeto vencedor foi o “Agência Radiocom: a notícia compartilhada com as rádios comunitárias do Rio Grande do Norte”, idealizado pelos estudantes Tárcio Araújo, Fábio Oliveira, Everton Maia, Dênis Pinheiro, Andréa Mendonça e Giordano Bruno. O professor Ms. Marco Escobar foi o orientador do trabalho. O projeto de extensão foi realizado durante um ano, através da produção e distribuição gratuita de boletins informativos radiofônicos para rádios comunitárias.
Na categoria Reportagem de Radiojornalismo, a série radiofônica “Caminhos do Seridó” foi a vencedora. A série de reportagens foi produzida pelo professor Ms. Esdra Marchezan e os estudantes Edja Lemos, Jéssica Mafra, Jeanemeire Eufrásio, Johnatan Cruz, Maria do Socorro Alves, Marcielly Sonaly e Vanessa D’Oliviêr. O material foi veiculado na Universitária FM e na rádio comunitária 98.6. A série trata do desenvolvimento do setor têxtil no interior do Estado. O mesmo material venceu recentemente a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Radiojornalismo.
Na categoria Outdoor, a campanha “Filtros – Adote Mossoró” levou o troféu. O trabalho foi produzido pelas professoras Ms. Paula Zagui e Ms. Sabrina Bezerra, junto com os estudantes Deividy Dantas, Dinara Lidiane, Jéssica Thamires, Josemberg Pereira e Julie Anne Araújo.
Para o chefe do Decom/Uern, professor Ms. Fabiano Morais, o resultado é muito positivo, principalmente porque as conquistas não foram apenas na fase de premiação. “Conseguimos estimular os alunos a participarem com a apresentação de artigos científicos. Tivemos mais de 20 trabalhos apresentados de nossos alunos em um evento importante como este. Isso é muito bom. É hora de parabenizar a todos – alunos e professores – e destacar o potencial de todos”, disse. Cerca de 50 estudantes foram a João Pessoa participar do evento.
Fonte: Assessoria