Realizado sonho, desafio se volta para mercado de trabalho

 

“Orgulho e felicidade”. Com essa pequena frase composta por dois adjetivos à dona de casa Josenilda Carlos Alves de Lima resumiu a sensação de presenciar a formatura do filho Eginaldo Alves Guerreiro, como engenheiro civil, em solenidade de colação de grau realizada nesta terça-feira, 26, no Salão de Eventos do Garbos, quando a Universidade Federal Rural do Semi-Árido colocou no mercado de trabalho 276 novos profissionais que concluíram o ensino superior em 18 cursos de graduação.

A sensação de dona Josenilda Lima não é diferente da dos demais familiares que participaram da solenidade ao testemunhar a conquista da formatura, principalmente, quando é o primeiro da família a concluir o ensino superior. “Tenho três filhos, sendo Eginaldo o do meio, e o único a ingressar na universidade”, afirmou a dona de casa. Natural de Tabuleiro do Norte, no Ceará, o engenheiro civil recém-formado disse que a conquista é fruto de muito esforço e dedicação. “Foi difícil, mas valeu a pena”, afirmou Eginaldo, que é filho de um mecânico com uma dona de casa. Ele precisou morar na Vila Acadêmica durante os cinco anos para concluir o curso na Ufersa Mossoró.

Com emprego garantido, o engenheiro civil será contratado pela Galvão Engenharia, empresa onde ele fez estágio. “Ao chegar ao mercado de trabalho me sentir preparado, apesar de saber que ainda tenho muito que aprender”, afirmou, ao elogiar a formação acadêmica oferecida pela Ufersa. “A cada semestre a infraestrutura melhora com novos equipamentos e laboratório”, afirmou.

 

SOLENIDADE – Presidida pelo reitor, José de Arimatea de Matos, a solenidade de Colação de Grau de 2014.1, teve como paraninfo geral o professor, Nilson de Sousa Sathler, que tem 32 anos da vida dele dedicados a Esam/Ufersa. Ao falar aos formando, o professor Nilson Sathler enalteceu a importância da competência técnica, que é adquirida pelo conhecimento, bem como a cidadania, advinda com o exemplo para uma sociedade mais justa. “Cabe aos profissionais formados multiplicar o conhecimento que receberam e, o desempenho profissional de cada um, o fará reconhecer o quanto Universidade é importante”, frisou, lembrando que o bom exercício profissional fará a diferença em cada um dos concluintes. “Tenham orgulho da Universidade e fiquem a vontade para retornarem”, aconselhou o paraninfo.

Com uma breve retrospectiva da vida escolar, o orador das turmas concluintes, Diego Souza de Oliveira, formando em engenharia civil, agradeceu o apoio dos familiares e dos professores pela conquista alcançada. O juramento foi feito pela recém-formada em engenharia química, Jéssica Emanuela Pereira.

“Conduzir a solenidade de colação de grau é a mais importante entre tantas outras que presido”, expressou o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos. O reitor parabenizou os formandos que passam a constar nos seus currículos a marca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O reitor exaltou ainda as conquista da Ufersa que já conta com 13 cursos de engenharias e, tem como desafio implantar o curso de medicina em Mossoró e Assú. A colação de grau foi traduzida em libras.

 

DESAFIOS – Com o canudo em mãos os recém-formados têm novos desafios. Lázaro Roberto Júnior, concluiu o Bacharelado em Ciência e Tecnologia e vai continuar nos bancos da Universidade para cursar engenharia civil. “O ensino da Ufersa é muito bom, o curso é “puxado”, mas faz parte”, opinou o estudante.

Ainda sem emprego, a nova contabilista Aliane Moura Pereira espera ingressar no mercado de trabalho. “Minha expectativa é que eu possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Universidade”, afirmou. Sobre o curso de Ciências Contáveis, ela disse ser muito bom, principalmente, o quadro de professores que é muito bem qualificado.

Já o novo médico veterinário, Filipe Rocha dos Santos, afirmou que o mercado está propício, inclusive, ele tem algumas propostas de trabalho, mas que por enquanto, serão adiadas, pois pretende cursar residência em São Paulo. “O curso de medicina veterinária dá suporte as atividades acadêmicas com melhorias significativas na sua infraestrutura de laboratórios e hospital veterinário”, opinou.

Fonte: Assessoria