Os alunos do projeto Jovem Promessa de Ginástica Olímpica vão se apresentar no sábado, dia 8, às 8h, no ginásio poliesportivo da Escola Municipal Raimundo Fernandes, no bairro Santo Antônio. A apresentação denominada de 6° Circuito Caixa Jovem Promessa de Mossoró será gratuita e aberta para toda a comunidade. Cerca de 100 crianças vão participar desse momento festivo.

Conforme Franklin Soares, educador físico e supervisor do projeto, a expectativa é que mais de 300 pessoas assistam à apresentação. Ele informa que a maior parte do público é formada pelos próprios familiares e amigos dos alunos. “Geralmente a arquibancada da quadra fica lotada e quem vai assistir gosta da apresentação. Toda a comunidade está convidada para conhecer o projeto e ver a apresentação dessas crianças. Elas treinam muito tempo esperando o momento da apresentação, então é um momento marcante para elas”, afirma o educador físico.

O Programa Jovem Promessa é direcionado para crianças com idade de 5 a 9 anos. O projeto é totalmente gratuito e existe na cidade há cinco anos através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e a Caixa Econômica Federal (CEF). O trabalho tem sido desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias de Educação e a de Esporte e Lazer. O objetivo é desenvolver habilidade das crianças e descobrir novos talentos. A Prefeitura disponibiliza a estrutura física e a Caixa Econômica oferece material de treino, equipamentos e paga aos monitores.

Além da Prefeitura Municipal de Mossoró e da Caixa Econômica Federal, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a Federação Norte-rio-grandense de Ginástica e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) contribuem para a prática da ginástica olímpica. “Mossoró foi a primeira cidade do interior do Brasil a receber o Jovem Promessa. Hoje esse projeto existe em outras cidades do interior, mas Mossoró foi pioneira. A ideia é que daqui a uns dois ou três anos a ginástica olímpica se estenda e se torne uma modalidade nos Jogos Escolares de Mossoró (JEMS). Esses eventos do Circuito Caixa servem para divulgar o esporte e estimular as crianças a continuarem praticando a ginástica”, complementa Franklin Soares.

INSCRIÇÕES: O programa Jovem Promessa oferta 150 vagas para crianças de toda a cidade. Atualmente, 100 participam das aulas de ginástica olímpica, restando ainda 50 vagas. As inscrições podem ser feitas no ginásio da Escola Municipal Raimundo Fernandes, de terça a sexta-feira, em dois períodos, das 8h às 11h e das 14 às 16h30. Para efetuar a matricula é necessária a cópia da certidão de nascimento da criança, cópia do comprovante de residência, duas fotos 3×4 e cópia do RG do responsável pela criança.

Fonte: ASSECOM