As contratações formais no município têm aumentado nos últimos meses, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo os dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município – de janeiro até o mês de setembro deste ano – está com um saldo positivo de mais de 2000 empregos. No acumulado foram criados, neste período, 2.322 empregos formais em Mossoró. No mesmo período de 2013, o acumulado registrava saldo negativo de 16 vagas de emprego formal.

De acordo com os dados do CAGED, o município registrou no último mês 3.125 admissões contra 2.438 desligamentos. No mesmo período de 2013, o saldo empregador foi de 646. Ou seja, durante o mês de setembro deste ano, o índice de empregabilidade em Mossoró cresceu 6,4%, se comparado ao período do mês de 2013.

Já o setor de indústria, onde se enquadra a Porcellanati, apresentou uma pequena queda. No entanto, a empresa garante que continua em funcionamento, devido a isso o Município não pode reaver o terreno cedido. O Município não atua como agente fiscalizador pelo fato de não ter financiado a atividade. O apoio se deu em relação à infraestrutura (doação de terreno e isenção de imposto fiscal). Porém, caso seja formalizado o fechamento da empresa, a Municipalidade entra com o pedido de reversão do terreno, para utilização do espaço em um projeto que gere emprego para a cidade, como foi feito com o projeto para a implantação do condomínio industrial, onde as facções têxteis vão gerar empregos imediatos e com baixo investimento na instalação.

Já o setor de serviço tem atuado como agente fundamental nas contratações, tendo em vista que a empresa de telemarketing que atua na cidade tem um quadro de mais de 2000 funcionários. E a parceria com o Município com a empresa está cada vez mais sólida. Os representantes da empresa, em recente encontro com o prefeito Francisco José Júnior e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mairton França, acordaram a contratação de mais 600 pessoas imediatamente. Segundo dados da secretaria, 500 pessoas já iniciaram os treinamentos para atuação na empresa ainda neste mês.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mairton França, apesar da economia estadual e nacional apresentarem um cenário de crise, a cidade de Mossoró e os agentes econômicos que atuam na cidade têm expectativa de crescimento e atuarão de forma positiva até o final de 2014. Segundo dados, o setor de construção civil, que apresentava queda, já aponta um crescimento, o que também tende a refletir em outros setores.

Fonte: Assecom