Conexão Brasil realiza uma semana de atividades em Felipe Camarão.

De 11 a 14 de novembro, o Conexão Felipe Camarão, projeto sócio-cultural e educativo desenvolvido na comunidade de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, realiza o Conexão Brasil 2014, evento que tem como tema “Ancestralidade e Contemporaneidade: Conexões para Novos e mais Humanos Tempos”. O Conexão Brasil celebra as ações do projeto realizadas durante o ano em parceria com as escolas públicas da comunidade, além de oferecer uma oportunidade de discutir um tema importante, com a participação de grandes nomes locais e nacionais.

O Conexão Brasil 2014, evento patrocinado pela Cosern e Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, e da Petrobras, acontecerá durante quatro dias, com uma programação diversificada em ações, como: apresentações de grupos de capoeira, encontro de rabecas e rabequeiros, Roda de Prosa com o tema escolhido para este ano, além do cortejo de tradição e as apresentações culturais no encerramento. A compositora e cantora pernambucana Lia de Itamaracá também estará presente durante o Conexão Brasil.

Este ano, o Conexão Brasil contará com duas exposições, que acontecerão simultaneamente na sede do projeto. A Exposição “O Brasil de Portinari”, coordenada por Suely Avelar, Diretora Educacional do Projeto Portinari (RJ) e a Exposição “Memória Viva: Minha Identidade”, sob coordenação de Silvana Meirelles, Diretora de Memória, Educação, Cultura e Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco (PE). Além das exposições, acontecerá a I Mostra Conexão Felipe Camarão de Vídeos-documentários, que funcionará em um container/tenda do Ponto de Cultura Zoom Audiovisual, instalado na Rua de Convivência Maristela Alves, em frente à sede do Conexão.

O evento Conexão Brasil 2014 contará com a participação de nomes nacionais e locais, como *Eliane Costa (RJ)* – Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV- Rio e Coordenadora do MBA de Gestão e Produção Cultural com ênfase em Economia Criativa desta mesma instituição; *Amir Haddad (RJ) – Ator e Diretor do Instituto Tá na Rua. *Heloísa Buarque de Holanda (RJ) – Professora, Escritora e Criadora da Universidade das Quebradas – *César Muñoz Jiménez (Espanha) – Professor, Consultor Internacional de Infância, Juventude, Participação Cidadã/Democracia Participativa – *Suely Avelar (RJ) – Diretora Educacional do Projeto Portinari – *Silvana Meirelles (PE) Diretora de Memória, Educação, Cultura e Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco – * Maria Aparecida Perez (SP) – Ex-secretária de educação de São Paulo, Além de representantes do Ministério da Cultura; MEC; Secretaria Municipal de Cultura de Natal; Secretaria Estadual de Educação; Secretaria Municipal de Cultura, UFRN, entre outros.

Fonte: Assessoria