DE LOJAS FALSAS A BOLETOS ALTERADOS: VEJA COMO SE PREVENIR NA BLACK FRIDAY

A Black Friday deve movimentar mais de R$ 700 milhões este ano. A Braspag, empresa de meios de pagamento do grupo Cielo, estima realizar quase um milhão de transações financeiras durante toda a sexta-feira, 28 de novembro.

O grande número de operações pode atrair atrair malfeitores. Para evitar golpes e fraudes, consumidor deve colocar em prática medidas do dia a dia das compras virtuais.

Veja abaixo golpes a quais os internautas devem estar atentos e como eles devem se precaver:

Há poucos meses, a empresa de segurança eletrônica RSA identificou uma fraude que movimentou cerca de R$ 8,5 bilhões na internet. A chamada “gangue do boleto” infectou mais de 190 mil computadores com um vírus que alterava o número de boletos originais e fazia com que o dinheiro fosse para a conta dos criminosos.

“O internauta precisa escapar das armadilhas que se propagam com o uso de e-mail. Os malfeitores podem se aproveitar da data para distribuir mensagens com links falsos”, diz Gastão Mattos, CEO da Braspag. Para não cair em golpes, o consumidor deve evitar entrar em links de promoções agressivas ou fantasiosas demais de sites desconhecidos.

Agências de Notícias