Luta Mundial Contra a Aids: Márcia Maia cobra do governo mais ênfase na divulgação

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, instituído em 1º de dezembro desde o final dos anos 1980, foi lembrado ontem (2), em sessão solene, na Assembleia Legislativa (ALRN), por iniciativa da deputada Márcia Maia (PSB).

A deputada convidou para a solenidade representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, além de Organizações Não Governamentais (ONGs) e apresentou dados de recentes estudos que revelam o aumento de novos casos entre os jovens.

Segundo estudo feito pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), o número de novos casos de infecção pelo HIV cresceu 11% no Brasil entre 2005 e 2013, quando cerca de 42 mil pessoas contraíram o vírus no país. De acordo com a Unaids, a cada hora, dez novas infecções pelo HIV acontecem na América Latina. Pelo menos um terço dos novos casos da doença ocorre entre jovens de 15 a 24 anos.

Estima-se que, atualmente, 752 mil pessoas vivam com o vírus da Aids no Brasil. Esse número representa quase metade do total de casos na América Latina (1,6 milhão) e cerca de 2% do número de infectados no mundo (35 milhões). O relatório da ONU aponta a queda de 38% dos novos casos da doença no mundo, sendo mais acentuada em crianças: 58%.