Mobilidade é amplamente debatida em Fórum

Nesta manhã de 7 de agosto, o prefeito Francisco José Júnior abriu oficialmente a primeira reunião do Fórum permanente ‘Projetando a Mossoró do Futuro’, que a cada primeira sexta-feira do mês reunirá entidades públicas e privadas para discussão de um tema específico, referente ao desenvolvimento da cidade. No encontro de abertura, o assunto debatido foi a Mobilidade Urbana.

“Queremos aqui buscar soluções para as demandas da cidade, abrindo as portas da Prefeitura para que, mais uma vez, a sociedade possa participar das discussões. Cada um dos temas propostos a cada mês interessa diretamente a população, então nada mais justo do que o povo e as entidades públicas e privadas participarem da elaboração de estratégias para a Mossoró que queremos hoje e também no futuro. Quem está aqui quer o melhor para a cidade, contribuindo de alguma forma”, analisou o prefeito Francisco José Júnior.

Posteriormente à abertura oficial, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, deu inícios aos debates, apresentando aos participantes todas as ações que foram desenvolvidas pela atual gestão, dentro do tema evidenciado nesta manhã. Os pontos foram listados e explicados pelo titular da pasta.

Alguns deles foram: a recuperação e asfaltamento de 14 ruas, modernização dos semáforos, atualização cadastral dos táxis, mototaxis e transporte escolar, campanhas educativas, ronda programada de fiscalização do trânsito, instalação de radares para controle de velocidade e de avanço de semáforo, além do contrato emergencial para o transporte público de passageiros que está em vigor desde o início de julho.

“A tendência atual é que as políticas públicas de mobilidade urbana estejam voltadas para o aprimoramento do transporte público de massa ou ainda o individual de tração humana”, reforçou Charlejandro.

Sobre o planejamento estratégico da secretaria, o secretário adjunto Tidal Amorim foi o responsável por elencar os projetos previstos para os próximos meses. Pontos como a implantação de 14 ciclofaixas, zona azul no Centro de Mossoró, implantação de faixas preferenciais para ônibus, campanhas educativas sobre o uso de transporte não motorizado e redução de velocidade, assim como o lançamento do edital de concorrência pública para o transporte público de passageiros foram explicados.

Todos os convidados deste primeiro encontro do Fórum tiveram a oportunidade de comentar e dar sugestões diante dos tópicos apresentados. O promotor de justiça Fábio Weimar Thé, representante do Ministério Público, gostou do que viu e ouviu: “Na ideia e no planejamento, dá para ver que Mossoró caminha mesmo para a modernidade do transporte público”, analisou.

As instituições que compõem o ‘Fórum Projetando a Mossoró do Futuro’, através de seus representantes, participaram ativamente do debate e tiveram as suas sugestões anotadas pessoalmente pelo prefeito Francisco José Júnior. Participam das discussões a Câmara Municipal, OAB, Ministério Público, Sindipetro, Coex, Secom, Sindivarejo, ACIM, CDL, Uern, Ufersa, UNP, IFRN, Simorsal, Lions Clube, Rotary Club, Maçonaria, APAE, Crea, Sebrae, Senai, Sesi, Senac e Siesal.

O próximo encontro do Fórum está agendado para o dia 5 de setembro, primeira sexta-feira do mês, e já tem o tema definido pelos componentes. Em consenso, ficou estabelecido que os debates serão envolvidos na pauta de Planejamento.

Fonte: Assessoria