Realizada com sucesso durante todo o dia em  todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana mais uma Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e a Campanha de Atualização do Cartão de Vacina das Crianças. Foram  disponibilizados 36 pontos de vacinação, sendo 33 UBSs, o Hospital Maternidade Almeida Castro, o Rotary Clube e a II Unidade Regional de Saúde (II URSAP). A Campanha Contra Poliomielite é destinada para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de vida. Já a Campanha de Atualização do Cartão de Vacina (Multivacinação) é voltada para crianças de zero a cinco anos incompletos.

Das 33 UBSs da zona urbana, seis realizaram somente a vacinação contra poliomielite: As unidades do Abolição III, do Rendeção, do Walfredo Gurgel, do Vingt Rosado, do Liberdade I, do Liberdade II e do Dom Jaime Câmara.Foram disponibilizadas as vacinas contra BCG (esta será feita somente no Hospital Almeida Castro), Hepatite B, Penta, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice viral, Tetra viral ou tríplice + varicela (atenuada), DTP e Hepatite B, imunizações que fazem parte das campanhas de vacina do calendário SUS.

A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é que Mossoró vacine até o dia 31 de agosto 17.800 crianças contra pólio. Ou seja, 95% do público-alvo. Não há contraindicações para a vacina contra pólio. Em casos de hipersensibilidade, portadores de HIV ou crianças com histórico de efeito adverso à vacina, o responsável deverá informar ao profissional que aplicará a vacina.

Vacinação na zona rural já começou

Desde a última segunda-feira, 10, que a campanha de vacinação já foi iniciada na zona rural. É o caso da comunidade do Chafariz, onde mais de 50 crianças foram imunizadas contra pólio. Na zona rural, a campanha também se estende até o dia 31 de agosto.