Segurança pública é tema do Fórum Projetando a Mossoró do Futuro.

Com o objetivo de discutir ações, ouvir sugestões e traçar um planejamento participativo sobre as políticas públicas, o prefeito Francisco José Júnior realizou nesta sexta-feira, 6, no Salão de Grandes Atos do Palácio da Resistência, a terceira edição do Fórum Projetando a Mossoró do Futuro. O evento é realizado sempre na primeira sexta-feira do mês e trata de um tema específico. Em setembro, foi debatida a Mobilidade Urbana e em outubro o Planejamento. O tema desta edição foi a Segurança Pública.

Durante o fórum, o secretário de segurança pública e defesa civil, Alvibá Gomes, apresentou dados detalhados sobre a redução de homicídios e dos investimentos da gestão municipal feitos em segurança. Entre os avanços estão o aumento do efetivo de guardas municipais de 180 para 300; implantação da Bic Tur no Memorial da Resistência; criação da Bic Escolar; aumento do número de BICs de uma para cinco; implantação do videomonitoramento; programa Crack, é possível vencer e a Operação Integração.

 

Conforme os dados apresentados no fórum, o número de homicídios foi reduzido em aproximadamente 20%. De janeiro a outubro de 2014 foram registrados 162 homicídios, enquanto no mesmo período deste ano o número caiu para 132. A parceria da Guarda Civil Municipal com a Polícia Militar tem surtido efeito e a integração das forças de segurança está contribuindo para a diminuição da criminalidade.“Tivemos uma redução de 30 mortes e isso mostra que o trabalho feito está sendo eficiente. Os programas implantados estão surtindo efeito e embora a redução pareça pequena, significa um importante avanço, pois são 30 famílias que deixaram de ser desestabilizadas. O trabalho em Mossoró está servindo de modelo para outras cidades”, destaca Alvibá Gomes.

Representantes de diversas instituições e entidades da sociedade civil participaram e contribuíram com sugestões para o trabalho da segurança municipal, entre elas a Câmara Municipal, a Ordem dos Advogados do Brasil e forças policiais, além de sindicatos, federações e universidades. Entre os encaminhamentos, a sugestão para a criação de um Conselho de Segurança Pública, que manterá o debate sobre planejamento e execução das políticas públicas para o setor, além de solicitações relacionadas a infraestrutura e educação, que fortalecem o trabalho de prevenção da criminalidade.O prefeito Francisco José Júnior fez questão de frisar que a segurança pública tem sido uma das prioridades em sua gestão, destacando que 50% do efetivo da Polícia Militar em Mossoró é mantido com a verba municipal das BICs. “Mossoró deixou de ser a cidade que mais crescia em homicídios para se tornar a que mais reduziu. Estamos no caminho certo e os investimentos em segurança serão ampliados. Integraremos as câmeras de monitoramento do município (temos oito e licitamos mais dez) com as cinco da Polícia Militar para tornar ainda mais eficiente o serviço”, complementa.

Fonte: Assessoria