Conexão Brasil encanta comunidade e visitantes.

 

O Conexão Brasil 2015 celebrou durante quatro dias a diversidade cultural brasileira, onde se fortaleceu o vínculo com a comunidade de Felipe Camarão, as escolas e o conhecimento da cultura que nela habita. De 10 a 13 de novembro, o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão apresentou uma programação diversificada, com a participação de autoridades e comunidade. Tudo graças aos patrocínios da Petrobras e da Cosern e Governo do Estado, através da Lei Estadual Câmara Cascudo e da Fundação José Augusto.

Para João Cândido Portinari, único filho do famoso pintor brasileiro que esteve este ano apresentando a história do seu pai e abrindo uma exposição de réplicas de quadros de Portinari no Conexão, o projeto é um exemplo. “Já tinha conhecimento do trabalho aqui desenvolvido. Este ano vim conhecer e fiquei maravilhado com as crianças e jovens atendidos pelo Conexão. Um grande exemplo de como deve ser tratada a cultural imaterial desse País”, declarou.

 

Entre as principais atrações da programação do Conexão Brasil: Encontro de Capoeira e Coco de Zambê, a Exposição PORTINARI: Arte e Meio Ambiente – com a presença de João Cândido Portinari, filho único com pintor – à mostra de cinema com exibição de documentários, exposição fotográfica e roda de prosa, exposição Djalma Maranhão 100 Anos, apresentação do Orquestrim Conexão Felipe Camarão, o cortejo de tradições e muito mais abrilhantaram a comemoração na nona edição do Conexão Brasil.

De acordo com Juana Nunes, Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (SEFAC) do Ministério da Cultura, o Conexão Brasil e o projeto Conexão Felipe Camarão estão totalmente sintonizados com a proposta do Mais Cultura, programa do MINC desenvolvido para fomentar a educação integral.

Ações permanentes do Conexão Felipe Camarão como Auto de bois-de-reis do Mestre Manoel Marinheiro, musicalização de rabeca, percussão,flauta, capoeira e matrizes africanas, diversidade cultural brasileira, comunicação e cultura digital, adereços e figurinos, luthieria de rabeca, metais, berimbaus e qualificação do grupo Orquestrim Felipe Camarão também fizeram parte da programação do Conexão Brasil.