Chuva volta a cair nos municípios potiguares

A população do interior do Rio Grande do Norte voltou a ver a chuva cair. Nas últimas 24 horas, diversos municípios potiguares registraram precipitações pluviométricas.

Nessa quarta-feira (16), chuvas foram registradas em cidades como Lucrécia e Paraú. No município do Vale do Açú, a informação é de que foram 90mm. O Boletim Pluviométrico da Empresa Brssileira de Agropecuária no estado deu conta de 7,3mm.

O levantamento da Emparn registrou chuva em 13 cidades do Oeste potiguar entre às 07 horas dessa sexta (16) e a manhã desta quinta-feira (17). O maior registro foi em Campo Grande, com 48,2mm.

Todos os anos, especialistas em clima realizam três reuniões no Nordeste para avaliar as condições climáticas e, sobretudo, a probabilidade de as chuvas na região ficarem dentro, acima ou abaixo da média esperada. As previsões são aguardadas por agricultores, criadores de animais, pesquisadores e governantes para que se possam traçar estratégias de enfrentamento à seca ou utilização da água da chuva.

De acordo com a Emparn, o RN enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Até agora, o estado tem 17 cidades em situação de colapso no abastecimento de água. São elas: Acari, Antônio Martins, Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador, Martins e Cerro Corá.