Professora da Ufersa publica livro sobre capital social, empoderamento e qualidade de vida

A professora doutora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da Ufersa, Magda Cristina de Sousa, acaba de finalizar a obra “Capital Social, Empoderamento e Governança na Sadia Qualidade de Vida”. O livro, que é fruto da tese de doutoramento da professora defendida em dezembro de 2015, ficará disponível a partir do dia 17 de maio na plataforma da editora Novas Edições Acadêmicas (https://www.nea-edicoes.com/) .

A obra é o resultado de uma jornada profissional e acadêmica que convergiu em uma tese de doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente elaborada pela professora Magda Cristina. No livro, a autora aplicou suas competências, experiências e conhecimento inter e transdisciplinar em direito fundamental social, desenvolvimento integrado, políticas públicas e planejamento para confluir temas atuais e relevantes ao campo de estudo em desenvolvimento e meio ambiente.  Motivada e instrumentalizada por suas competências, a professora Magda analisou a relação entre as variáveis: capital social, empoderamento, governança ambiental e sadia qualidade de vida; em um território específico, constituído pelos municípios de Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas, na microrregião do Baixo Jaguaribe, no Ceará, Nordeste do Brasil. Representantes e líderes comunitários desses municípios forneceram os dados necessários para a descrição da relação dessas variáveis. Tais dados foram agregados e cuidadosamente analisados de forma transversal e sistêmica.

“As evidências empíricas extraídas dessa territorialidade presenteiam o leitor com novos questionamentos e agregam informações, dantes referenciadas na literatura sobre os temas abordados neste livro. As análises elaboradas podem contribuir para a execução de políticas públicas e programas voltados para a participação da comunidade no desenvolvimento e acesso a direitos sociais, bem como para a participação responsável e solidária para alcançar a sadia qualidade de vida, em um meio ambiente com equilíbrio ecológico, às gerações presentes e futuras”, justificou a professora. O livro ainda aborda temas transversais que podem contribuir com teóricos e práticos no seu fazer comunitário. A obra é voltada a todos aqueles que anseiam por conhecimento científico sobre capital social, empoderamento, governança ambiental e sadia qualidade vida.

Fonte: Assessoria