Saneamento: mais de 400 km de rede coletora já foram instalados em Natal

A capital potiguar está cada vez mais perto de ter 100% de sua área saneada. O governador Robinson Faria visitou na manhã desta sexta-feira (26) as obras de esgotamento sanitário das zonas Norte e Sul de Natal e atestou que os serviços estão sendo realizados dentro do cronograma previsto pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern); mais de 400 quilômetros de rede coletora já foram instalados. Ao norte de Natal, os bairros Nossa Senhora da Apresentação e Potengi estão com as obras avançadas. Nesta região, já foram implantados cerca de 270 quilômetros de tubulações, o que representa quase 50% das obras executadas.

Em visita ao conjunto Parque dos Coqueiros, Robinson Faria destacou que antes das obras, a zona Norte possuía apenas 3% de saneamento básico em seu território. “Mais de 300 mil pessoas viviam na maior região da capital sem a coleta adequada e tratamento de esgoto. Hoje, estamos fazendo justiça e trazendo mais saúde para a população. Investir em esgotamento sanitário é pensar na qualidade de vida das próximas gerações”, ressaltou o governador. Nos bairros de Candelária e Mirassol, na zona Sul de Natal, a instalação da rede coletora está próxima dos 100%. Nos bairros de Capim Macio e Lagoa Nova, os serviços estão entrando em fase final. Está prevista para essa região, a instalação de quase 300 quilômetros de rede coletora e mais de 40% do total foi implantada.

De acordo com o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano, juntamente com a implantação dos cerca de 900 quilômetros de rede coletora em toda a cidade, estão sendo realizadas as obras das estações de tratamento. “Serão duas, uma em cada região. A estação de tratamento da zona Sul foi iniciada e em breve iniciaremos a da zona norte”, explicou Toscano.

As obras de esgotamento sanitário de Natal estão sendo executadas por quatro empresas e o projeto foi dividido em quatro lotes. O valor total do investimento ultrapassa os R$ 500 milhões com recursos do Governo do Estado e Ministério das Cidades.

Fonte: Assessoria