Caern em Mossoró retira hidrômetros de dentro dos imóveis para agilizar trabalho dos leituristas.

Os medidores de água funcionam como aliados contra o desperdício. Por este motivo, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está fazendo um amplo trabalho em Mossoró de substituição e instalação de hidrômetros. Durante a execução, alguns imóveis possuem os hidrômetros no interior de suas dependências. Por este motivo, a empresa contratada pela Caern precisa entrar no imóvel para fazer a retirada do equipamento.

Em Mossoró, no mês de outubro de 2016, foram constatados cerca de mil imóveis em que a Caern teve dificuldade para fazer a leitura do hidrômetro. Cerca de 90% da dificuldade de acesso ao consumo registrado pelo hidrômetro é por imóvel fechado e o medidor está no interior do mesmo, mas existem outras situações como animal bravo, o cliente não abriu a porta, entre outros.

Para troca de hidrômetros, alguns clientes têm dúvida com relação a necessidade de acesso ao imóvel. A questão de segurança é fator alegado para não deixar fazer a retirada do medidor. Os empregados da empresa HL, que possuem farda amarela, com a inscrição nas costas “A Serviço da Caern” chegam aos imóveis e entregam comunicado sobre a necessidade de transferência do hidrômetro de dentro do imóvel para a parte frontal do mesmo. A transferência do hidrômetro é feita pela equipe quando o equipamento está em bom estado de conservação, quando precisa ser substituído. O serviço executado pela HL de substituição e instalação de hidrômetros ocorre sem nenhum custo para o usuário.

Os hidrômetros são assentados na parede frontal ou na calçada quando não há espaço na parede. Os equipamentos ficam em caixas de proteção padronizadas pela Companhia. Muitos hidrômetros dentro das residências estão no jardim dos imóveis e neste local podem sofrer soterramento por areia e infiltração de água que prejudica a leitura do visor. Outro benefício para o consumidor é que os vazamentos constatados do lado de fora do imóvel também são observados pelos empregados da Companhia.

Quando o leiturista não consegue pegar o dado de consumo a Caern é obrigada a fazer uma média para o consumo de água. A passagem do leiturista pelos imóveis é importante porque ele detecta situações de anormalidade como vazamentos. Ao constatar esta situação o empregado da Caern informa imediatamente ao sistema informatizado da Companhia a ocorrência. Então, o não acesso ao hidrômetro dificulta também a vida do cliente.