A Divisão de Atenção à Saúde do Servidor (DASS) promoverá neste 30 de novembro, às 15h, no auditório da Biblioteca Orlando Teixeira, uma palestra sobre o Câncer de Próstata, com o objetivo de sensibilizar o público masculino sobre a importância da prevenção contra essa doença.

A atividade é de cunho educativo e visa alertar ao público masculino, especialmente aqueles na faixa etária acima dos 50 anos, para os cuidados com a doença. A ação será realizada em parceria com o curso de Medicina da Ufersa, que disponibilizará acadêmicos e profissionais para desenvolver a atividade. No final do evento será oferecido um coffee break para os participantes.

Em atenção à saúde da comunidade acadêmica, a Ufersa mantém um calendário de ações voltado às campanhas preventivas. Foi assim com o Outubro Rosa, e se repete com a campanha do Novembro Azul, quando desde o inicio do mês as plataformas virtuais (Portal e Redes Sociais) da instituição receberam coloração alusiva à campanha.

No Brasil e no mundo, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele (melanoma). Esse tipo de câncer é considerado uma doença da terceira idade, visto que a sua incidência é maior em homens a partir de 65 anos. Segundo estimativas do INCA, em 2016, serão diagnosticados 61.200 novos casos de câncer de próstata.

São fatores de risco para o câncer de próstata: idade, histórico familiar e cor da pele. A doença é mais frequente em homens acima de 65 anos de idade; naqueles que têm parente de primeiro grau (pai ou irmão) com a doença e em pessoas de pele negra.