Metade das turmas do Parfor no RN é da Uern

 

Os candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes e Fátima Raquel, respectivamente, visitaram no último sábado,4, as turmas do Plano Nacional de Professores da Educação Básica (Parfor), no Campus Avançado de Assu. O programa é destinado aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Atualmente, 50% das turmas do Parfor de todo estado são ofertadas pela Uern, e metade das turmas da Uern está no campus de Assu. “Isso significa dizer que 25% do Parfor do Rio Grande do Norte estão em Assu. O campus tem contribuído significativamente para a formação continuada de professores da educação básica de diferentes municípios da região”, enfatiza o reitor Pedro Fernandes.

Para a coordenadora Institucional do Parfor na Uern, a professora Helena Perpétua de Aguiar, o fato de hoje a Uern ser a instituição com maior número de turmas do Parfor é devido a um trabalho de diálogo da gestão da Uern, que buscou a oferta das turmas junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

FORMAÇÃO

O envolvimento da instituição com a rede básica não se limita à oferta do Parfor. A Universidade contribui de forma efetiva para a formação de docentes, através de seus cursos de licenciatura. Para se ter uma ideia, em Mossoró, 94% dos professores são formados pela Uern e nos outros municípios do interior, esse número chega à totalidade dos docentes em salas de aula.