Numa solenidade marcada pela emoção e pelas boas recordações, a Ufersa reuniu uma boa parte dos seus ex-dirigentes para inaugurar a Galeria histórica com os quadros de cada gestor que passou pela instituição desde 1967, quando foi inaugurada a então Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM.

A entrega da Galeria foi mais uma ação da programação dos 50 anos de ESAM/Ufersa e aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria. A solenidade começou com uma saudação e um vídeo histórico que mostrou todo o desenvolvimento da instituição nessas últimas 5 décadas. Na sequência, aconteceu o descerramento da placa da Galeria pelos atuais gestores, o Reitor José de Arimatea de Matos, e o Vice-Reitor, José Domingues Fontenele Neto. Depois cada quadro foi descerrado pelos próprios ex-dirigentes ou seus representantes.

Os quadros dos Diretores Vander Said, Jorge Coelho de Andrade e Pedro Fernandes Pereira foram homenageados pelos servidores da própria instituição. O Reitor Arimatea começou apresentando o quadro do professor Vander Said, o primeiro diretor da ESAM entre 1967 e 1972. O servidores José Elias Barbosa (Dedeinha), e Maria do Carmo Galdino (Mariquinha) e Joana Darc Veras (Darquinha), fizeram o descerramento dos quadros de Jorge Coelho de Andrade e Pedro Fernandes Pereira, respectivamente.

 Já representando o professor Vingt-un Rosado, que administrou a ESAM de 1974 a 1978 e de 1988 a 1991, estavam presentes os filhos: Dix-Sept Rosado Sobrinho e Maria Lúcia Rosado. Depois das primeiras homenagens, foi a vez de cada Ex-Dirigente presente na solenidade fazer o descerramento dos respectivos quadros começando por Ari Pinheiro Amorim, depois com Pedro Almeida Duarte, Benedito Vasconcelos Mendes, Joaquim Amaro Filho, João Weine Nobre Chaves, Marcelo José Pedrosa Pinheiro, Josivan Barbosa Menezes Feitoza e Francisco Praxedes de Aquino. Cada ex-dirigente também recebeu um botom e uma comenda.

O professor Pedro Almeida Duarte falou representando todos os ex-gestores da ESAM/Ufersa e lembrou, emocionado, a trajetória da instituição. “A ESAM foi a grande escola de vida nossa, ela nos deu tudo, nos ensinou tudo e aqui fazíamos tudo, dávamos aulas, carga horária, fazíamos até o vestibular”, comentou o professor Pedro Almeida que, na ocasião, também falou da grande contribuição dada por Vingt-un Rosado. “Isso é fruto de um sonho. O professor Vingt-un viu e estudou a forma da nossa Escola em Minas Gerais e a trouxe para cá. Todos nós contribuímos para a instituição e o nosso desafio é deixar essa criança ainda mais forte”, ressaltou Pedro Almeida.

O Reitor José de Arimatea de Matos agradeceu a presença e a participação de todos os Ex-Dirigentes na ocasião lembrando das qualidades e do reconhecimento que a Ufersa de hoje vem alcançando no cenário nacional. “O trabalho de todos proporcionou grandes conquistas e méritos para a ESAM/Ufersa. Hoje somos a melhor Universidade do interior do Norte-Nordeste brasileiro e a 32ª do país. Somos fortes e estamos cada vez mais buscando a nossa consolidação nas mais diferentes áreas. Muito obrigado a todos”, finalizou o Reitor.