Por 40 votos a 25, a CCJ rejeitou o parecer que recomendava a aprovação da denúncia contra Michel Temer por corrupção passiva. A comissão ainda vai votar um relatório paralelo, apresentado pela base governista, que deve ser aprovado.

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Temer ainda precisará passar pelo plenário da Câmara. O presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), descartou realizar essa votação nesta sexta-feira (14) e propôs a convocação de uma sessão na próxima segunda (17). Caso não haja quórum, o processo só deve ser concluído em agosto.

O presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), não votou.

Tucano lê novo voto, contrário à denúncia

O deputado Paulo Abi Ackel (PSDB-MG) foi escolhido o novo relator da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) na CCJ. Ele votou contra o parecer de Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que pedia a continuidade das investigações. O deputado lê agora seu voto a favor de Temer que será votado na comissão ainda hoje. O procedimento é adotado já que o relatório de Zveiter foi rejeitado por 40 votos a 25. O resultado veio após uma maratona de manobras da base governista, que fez mais de 20 movimentações de retirada de deputados para garantir maioria contra o relatório na comissão. Antes das mudanças, era esperado que o governo perdesse por 32 votos a 30. Abi Ackel já era considerado voto certo para o governo, dentro da bancada tucana dividida. Outro parlamentar do PSDB também votou contra a denúncia: Elizeu Dionizio (MS).