TRF 4 autoriza prisão de Lula

 
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, encaminhou na tarde desta quinta-feira (5) à Justiça Federal no Paraná o ofício com a autorização para a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelas informações Moro teria pedido que o petista ficasse na Superintendência, onde estão os alvos da Lava Jato negociando delação premiada. Ele já praticamente descartou a ida de Lula para o CMP (Complexo-Médico Penal) – onde estão João Vaccari e Eduardo Cunha-, local que não seria seguro para ele.

Já a Folha de S. Paulo informa que a inteligência do Depen apura as condições internas dos presídios, incluindo risco de animosidade de presos e carcereiros contra o ex-presidente, já que é comum agentes penitenciários serem hostis com petistas.

Por outro lado, o jornal diz ter apurado que a melhor opção é exatamente o Complexo-Médico Penal, já que outros presídios têm grande presença de presos de facções criminosas, o que seria perigoso. O lado negativo na escolha do CMP, segundo a publicação, seria o fato de haver um grande descampado na região, o que pode servir de base de acampamentos de movimentos sociais.