Seguindo tendência tecnológica mundial em decorrência da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou encontro, nesta terça-feira (28), através de videoconferência.  O encontro, que reuniu aproximadamente 100 gestores municipais, teve a participação do titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia e foi realizado pelo Google Hangouts Meet, plataforma de comunicação desenvolvida pela Google.

O encontro teve as discussões principais voltadas para questões relativas ao controle, combate e convivência com a COVID-19 em território potiguar. Em relação às demandas estaduais, as discussões trataram sobre a distribuição de insumos e de equipamentos de proteção individual, construção de planos de contingências regionais e ampliação de leitos hospitalares. Outros debates abordaram sobre a prorrogação do 14º ciclo do Programa Mais Médicos, sobre o novo prazo para cadastramento de usuários no programa “Previne Brasil”, conforme portaria nº 29 de 16 de abril de 2020 e a utilização de saldos remanescentes de que trata a Lei Complementar nº 172/2020, dentre outros.

“Precisamos cada vez mais cuidar das pessoas que estão em nossos municípios. Por não ser fácil, toda esta situação é angustiante, mas continuaremos cumprindo bem nosso papel de gestores em saúde do Rio Grande do Norte”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, mostrando que as atividades da instituição seguem acontecendo em uma nova modalidade em virtude do afastamento social necessário nesse momento de crise.

Assessoria