A nova gestão da Secretaria Municipal de Educação recebeu em reunião representantes do Conselho Tutelar das 33ª e 34ª zonas eleitorais do município de Mossoró. O encontro teve como objetivo aproximar as duas instituições e viabilizar o trabalho que promova o acesso ao ensino público às crianças e adolescentes que procuram a Rede Municipal de Ensino. A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, recebeu os conselheiros tutelares e destacou o sentimento de parceria que já está sendo desenvolvido no órgão municipal.

“Desde que assumimos a secretaria, estamos mantendo uma agenda de acolhimento aos conselhos e ouvindo suas demandas. Essa aproximação reflete o nosso objetivo de desenvolver parcerias que possam beneficiar crianças e adolescentes matriculados nas nossas unidades de ensino, ou aquelas que desejam se inserir na nossa rede. A principal demanda do Conselho Tutelar diz respeito a vagas, e nós asseguramos que a Rede tem condições de atender, mas infelizmente nem sempre é possível responder positivamente às famílias que procuram algumas unidades específicas”, explicou Hubeônia Alencar.

Diariamente os conselheiros tutelares são procurados pelas famílias que buscam o órgão na tentativa de solucionar problemas relacionados à educação, ou ainda no recebimento de denúncias relacionadas à crianças em idade escolar fora da sala de aula. Para facilitar o encaminhamento das soluções os conselheiros destacam a importância de trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Assim que a secretária assumiu agendamos logo uma audiência para tratarmos das demandas que recebemos diariamente de pais ou responsáveis que buscam vagas nas escolas do município. E para garantir o direito a gente precisa dessa parceria com a Educação, entender dos processos e buscar os meios legais para ajudar as famílias que nos procuram”, disse Maria José, conselheira tutelar da 33ª zona.

“Realmente nós tivemos uma boa conversa e esse nosso primeiro encontro atendeu o nosso objetivo que é alinhar o nosso trabalho. A principal demanda é relacionada a questão das vagas, mas claro que temos também outras situações que podem ser resolvidas mais facilmente mantendo esse bom relacionamento. Estamos com ótimas expectativas e acreditamos que essa parceria dará certo”, completou Lúcia Góis, conselheira tutelar da 34ª zona.

Fonte: Assessoria /PMM