Reprodução / 2019

O avanço da vacinação contra a covid-19, a queda no número de casos graves e a flexibilização quase completa das medidas sanitárias estão devolvendo às pessoas a segurança de viajar. O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, principal porta de entrada para o Rio Grande do Norte, registrou em julho um fluxo de 195,3 mil passageiros, somente 7% a menos do registrado em 2019 (período anterior à pandemia global). Os dados são do Boletim de Inteligência da Emprotur.

Julho é um mês considerado ‘alta estação’ para o turismo potiguar, por ser tradicionalmente época de férias escolares. O aumento no fluxo de passageiros em relação a junho, foi de 39%, e de 600% quando comparado com julho do ano passado – momento crítico da pandemia. O bom momento é observado também quando são analisadas a quantidade de aeronaves (1.483) e o aproveitamento de assentos (82%), percentual que tem alcançado patamares cada vez maiores e se sustentando acima dos 80%, em média, em relação aos principais emissores: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

A recuperação da malha viária potiguar tem se dado de maneira mais rápida ante outros estados. No comparativo de crescimento de voos de julho em relação a junho, a média no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Empresas Aéreas (ABEAR), foi de 42%. Enquanto isso, Natal apresentou crescimento de 58%, ficando atrás apenas de Fortaleza (59%) entre as capitais nordestinas.

Mossoró

O aeroporto de Mossoró segue em tendência de crescimento desde sua reativação em março. No mês de julho, apresentou o maior volume de passageiros, com 80%de crescimento em relação ao mês anterior. Foram 2.250 passageiros no período e 62 aeronaves.

1200 voos e média de 20 chegadas por dia para setembro

A esteira da recuperação segue firme. Pelo menos, é o que mostra a previsão de oferta da malha aérea para setembro. Há, no total, 1217 voos programados, o que representa 96% da quantidade de voos no mesmo período em 2019. Isso totaliza 201 mil assentos.

O Aeroporto Internacional de São Gonçalo, neste mês, estará conectado a 12 aeroportos de 8 estados: Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Rio Galeão, Confins, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, São José do Rio Preto, Mossoró e Uberlândia. Há uma frequência média de 20 chegadas de voos por dia no Aeroporto Internacional de São Gonçalo. Só de 2 a 6 de setembro, véspera do feriado, são 98 voos chegando no RN pelo terminal da grande Natal.

Agora RN