O presidente Lula resolveu nomear o advogado e professor universitário Fabiano Silva dos Santos para presidir a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).  Fabiano, mestre pela Universidade Mackenzie e doutorando em Direito na PUC-SP, tem MBA em Gestão de Empresas e é um dos coordenadores do Grupo Prerrogativas, que reúne centenas de advogados e acadêmicos de todo o país.

O grupo, que rapidamente conquistou grande influência nos meios jurídicos, destacou-se pela defesa de valores democráticos e pela crítica aos abusos cometidos pela Operação Lava Jato, inclusive ao levar Lula à prisão por meio de expedientes irregulares que terminaram por justificar a anulação de processos nos quais o atual presidente era réu. As informações são do Congresso em Foco.

Um dos primeiros atos de Lula, na atual gestão, foi retirar os Correios da lista de empresas sujeitas à privatização. A estatal é vinculada ao Ministério das Comunicações, que foi entregue a Juscelino Filho (do União Brasil).

Servidores da ECT reclamam que a empresa, que é lucrativa e tem grandes oportunidades de crescimento na presente era tecnológica, foi extremamente prejudicada nos últimos anos pela falta de investimentos. Os Correios não fazem concurso público desde 2011. Perdeu mais de 12 mil funcionários somente durante o governo Bolsonaro (possui hoje cerca de 87 mil trabalhadores).  Na equipe de transição, Fabiano participou dos estudos sobre a área de previdência.

Blog do Magno