O aplicativo Meu Correios registrou nesta semana uma falha técnica que levou ao “acesso indevido” dos números de telefones vinculados aos CPFs cadastrados na plataforma. Segundo a empresa estatal, o problema atingiu uma parcela de 5% de uma “base de milhões de perfis cadastrados”.

Como medida de segurança, os clientes que utilizam o aplicativo foram orientados a mudarem as senhas de acesso. Os Correios afirmam que o problema foi solucionado, sem “prejudicar” as pessoas com os dados expostos. Os motivos para a falha vão ser apurados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

“As informações estão sendo prestadas à autoridade competente. Tão logo a situação foi identificada, foi realizada a comunicação à ANPD e novas medidas de segurança foram adotadas para assegurar a privacidade dos dados pessoais no referido aplicativo”, diz a nota.

A estatal diz que os outros aplicativos – como Portal Correios, Rastreamento, Busca Cep, Busca Agência e Pré-Postagem – não foram afetados pela falha técnica e estão operando regularmente.

“Os Correios reafirmam o compromisso em garantir a confiabilidade de seus canais digitais e a segurança das informações, para promover a melhor experiência aos clientes e ao comércio eletrônico nacional e internacional”, aponta a nota.