O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), reiterou nesta sexta-feira, 16, que prefere desagradar o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a ver o fracasso de políticas públicas ligadas ao aumento da oferta de gás para a indústria e suas repercussões em emprego e renda.

“Entre agradar a Jean Paul e cumprir o compromisso do governo com a sociedade brasileira, de gerar emprego e combater desigualdade, prefiro que ele feche a cara, mas que nós possamos lograr êxito na política pública”, disse. Esta semana, Silveira fez reiteradas críticas à política de reinjeção de gás em reservatórios de petróleo com o intuito de aumentar sua pressão interna e facilitar a produção de óleo. As informações são do Estadão.

Ontem, ele disse que Prates estava sendo “no mínimo negligente” com relação ao gás. Nesta sexta-feira, em seminário do grupo Esfera, no Rio, voltou a atacar a estratégia da Petrobras e disse que a companhia não lhe apresenta justificativa para reinjetar cerca de 44% do gás que produz. Não bastasse, ele disse que suas unidades de processamento de gás natural (UPGNs) estão “completamente sucateadas e poderiam estar produzindo muito mais”.

A jornalistas, porém, Silveira minimizou as rusgas entre o ministério e a Petrobras, e disse que o tema não deve ser personificado. “Queremos debater com seriedade a questão do gás, não só com a Petrobras, mas com as demais petroleiras. O gás vem sendo tratado há anos como um subproduto do petróleo. Entendo que é possível que esse gás chegue em maior quantidade e de imediato em menor preço para a gente gerar emprego”, continuou.

O ministro ainda reclamou do fechamento de duas fábricas de nitrogenados, uma em Camaçari (BA) e outra em Sergipe, o que atribuiu ao alto preço do gás. “Mais de dois mil empregos perdidos por falta de preço de competitividade do gás”, disse.