O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou no começo da noite desta quarta-feira (21) a manutenção da Selic em 13,75%. Em todas as quatro reuniões realizadas este ano, os juros básicos foram fixados com a mesma taxa, em vigor desde agosto de 2022.

Unânime, a decisão não surpreende o mercado.  Mais esperado do que a decisão em si, o comunicado do Copom retirou a referência  a uma possível retomada de ciclo de aperto no futuro.  O tom, porém, continua sendo de cautela.

“A conjuntura atual, caracterizada por um estágio do processo desinflacionário que tende a ser mais lento e por expectativas de inflação desancoradas”,  assinala o comitê, no documento.  ““O Copom conduzirá a política monetária necessária para o cumprimento das metas e avalia que a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado tem se mostrado adequada para assegurar a convergência da inflação”.

Na espera de uma sinalização da autoridade monetária de descontração na política monetária, o mercado viveu dia positivo. A bolsa de de valores B3 ultrapassou nesta quarta-feira (21) a barreira de 120 mil pontos. A expectativa agora é quanto a ata, que será publicada na próxima terça-feira (27).

G1