Por: Fábio Oliveira
Foto: Walmir Alves

Uma festa cearense. Assim foi a última noite de disputa do Festival Independente de Quadrilhas Juninas, categoria Interestadual Estilizada, do Mossoró Cidade Junina 2023, nesta sexta-feira (23). Oito agremiações representando os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Pernambuco, desfilaram cores, alegria e emoções na finalíssima da 26ª edição da festa, empolgando o público que lotou as arquibancadas da Arena Deodete Dias, tradicional espaço instalado na Praça dos Patins Sadraque Tavares, no Corredor Cultural de Mossoró.

Melhor para as cearenses Junina Babaçu e Ceará Junino, que conquistaram o 1º e o 2º lugar, respectivamente. A mossoroense Lume da Fogueira completou o pódio.

“Pra gente é um prazer todos os anos vir para o Mossoró Cidade Junina, que é um evento que fomenta a cultura junina no Nordeste e no Brasil. Este ano trouxemos esse tema “Festança”, que é um trabalho que homenageia as duas grandes maiores festas populares do Brasil, no caso o São João e o Carnaval. É a transformação da cultura popular que faz com que ela se perpetue. Ela continua viva nos arraiás e nos sambódromos, onde ela for feita. E é uma alegra muito dizer que sempre foi São João”, declarou, emocionado, Tácio Monteiro, presidente da Junina Babaçu. Este é o segundo título da agremiação. O primeiro foi em 2019.

Campeã do MCJ no ano passado e atual campeã do Festival de Quadrilhas da InterTV, a Lume da Fogueira também esteve entre as principais. O terceiro lugar não tirou o brilho da representação mossoroense que, tradicionalmente, realiza grandes apresentações e empolga o público. A colocação foi bastante comemorada.

“É uma satisfação muito grande fazer parte do Mossoró Cidade Junina. E durante esses 25 anos da Lume da Fogueira, a gente encerra o nosso São João com esse troféu que vai ser guardado com muito carinho. Está sendo um ano muito vitorioso”, afirmou Yuri Cássio, diretor da Lume da Fogueira.

Yuri Cássio, diretor da Lume da Fogueira

RESULTADO ESTILIZADO INTERESTADUAL ADULTO

1º – Junina Babaçu (Fortaleza-CE) – 59,50 pontos

2º – Ceará Junino (Fortaleza-CE) – 59,30

3º – Lume da Fogueira (Mossoró-RN) – 59,20

4º – Junina Santa Fé (Maceió-AL) – 59,10

5º – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte-CE) – 58,90

6º – Girassol do Sertão (Russas-CE) – 58,70

Este ano, o Festival Independente de Quadrilhas teve, ao todo, 11 noites com várias disputas, como Dama da Diversidade, Rei e Rainha, Categoria Municipal, com o “Festival da Melhor Idade” e “Festival da Colheita; Estilizada Adulto e Infantil; Tradicional Adulto e Infantil e Comédia, além das categorias Estadual e Interestadual, estilizada e tradicional, adulto.

“O resultado este ano foi maior e melhor que o do ano passado. Foram 11 noites de festivais, sendo um mais lindo que o outro. A gente encerra o festival de quadrilha com a certeza do dever cumprido e agradecendo a Deus por mais um São João de paz, tranquilidade e sucesso”, comentou Magdyell Menahem, coordenador do Festival Independente de Quadrilhas Juninas, do Mossoró Cidade Junina.

HOMENAGEM

Antes do início da finalíssima desta sexta-feira, a organização do concurso realizou homenagem à professora Deodete Dias, que cede seu nome à arena onde ocorre a competição. A homenageada, que conta 84 anos de vida, acompanhou a disputa atenta, como sempre faz todos os anos, e se mostrou muito emocionada pelo reconhecimento.

“Alegria total. Muito agradecida a todos que escolheram meu nome para um evento dessa natureza e a Prefeitura pelo projeto que só enaltece a cidade. Por isso que estou feliz, principalmente por receber essa homenagem em vida. E tudo está muito belo”, declarou.

Professora Deodete Dias

Este ano, a Arena Deodete Dias ganhou uma área de inclusão para pessoas com deficiência, à margem da quadra onde aconteceram as apresentações. Nela, os PCDs e seus acompanhantes puderam presenciar a performance de todas as agremiações que disputaram o título nas diversas categorias. Foi o caso de Maria Ivanila, de 75 anos, que permaneceu atenta durante toda a final. “Estou muito animada. Está muito bonito. Gostei do espaço e só tenho a agradecer a Prefeitura e as demais autoridades. Valeu a pena”, disse.

Fonte: Assessoria