“Boca da Noite” encerra o maior e melhor “Mossoró Cidade Junina” da história

Por: Maricelio Almeida
Foto: João Batista (Secom/PMM)

Uma edição que entra para a história. O “Mossoró Cidade Junina” 2023 chega ao fim consolidado como o São João mais cultural do mundo, com novos polos, participação recorde do público e um show de organização, segurança e alegria. O evento foi encerrado neste sábado (24), com o “Boca da Noite”, que atraiu uma multidão à avenida Rio Branco, com apresentações de artistas consagrados nacionalmente, como Claudia Leitte e Tony Salles (Parangolé).

Do “Pingo da Mei Dia” ao “Boca”, os mossoroenses e turistas fizeram brilhar o São João mais cultural do mundo. De Salvador, o casal Jorge Bahia e Dalyany Rodrigues veio acompanhar o encerramento do “Mossoró Cidade Junina”, enaltecendo a organização e a estrutura do evento.

O jornalista Danilo Moisés elogiou as novidades implantadas na edição deste ano do “Mossoró Cidade Junina”. “É um evento em que a gente bebe da fonte da nossa cultural. Vejam o quanto é importante ver os mossoroenses recebendo o público de fora, a nossa economia girando, a valorização da cultura local, em seus diversos polos, como o Arraiá do Povo, Antônio Francisco, poeta que recebe a devida homenagem. Faço uma avaliação muito positiva. Foi seguro e muito organizado”.

“Foi um evento fantástico, que se consolida a cada edição, mas com certeza esse ano foi o maior que a gente teve. Iniciando com o ‘Pingo da Meia Dia’ e encerrando agora com o ‘Boca da Noite’, com muita paz, tranquilidade, realmente uma organização espetacular. Estão de parabéns todos os que fazem a administração pública municipal pelo belíssimo evento”, relatou o advogado Glauber Soares, que curtiu o “Boca” ao lado da esposa, Milana Soares.

A professora Genilda Morais optou por aproveitar apenas o “Boca da Noite”, mas ressaltou a diversidade da programação do “Mossoró Cidade Junina”. “Claudinha Leitte é imperdível. A gente escolheu vir hoje pelo próprio horário, que é mais agradável. A programação está excelente e a participação da população também. Estão todos de parabéns”, disse.EM RETORNO A MOSSORÓ, CLAUDIA LEITTE AGITA MULTIDÃO

Uma das principais atrações do “Boca” e do “Mossoró Cidade Junina”, a cantora Claudia Leitte agitou a multidão em seu retorno à cidade em que começou a sua carreira, em 2002. Emocionada, a artista contou que se sentiu honrada com o convite para se apresentar no São João mais cultural do mundo.

“Estou sensível desde a hora que cheguei aqui, devido à história que tenho com essa terra. A gente já arrastou a galera na rua de Mossoró, e tudo isso tem um significado muito especial para mim. É tão mágico. Me sinto muito honrada. Amo vocês. Tenham certeza que amo vocês. A gente não tem limite quando o assunto é fazer o outro feliz, e estar feliz na felicidade do outro”, disse.

O “Boca da Noite”, que encerrou os festejos do Mossoró Cidade Junina 2023, reuniu 150 mil pessoas neste sábado, dia 24 de junho, no Corredor Cultural. O ápice do evento se deu por volta das 21h, quando Cláudia Leitte estava na avenida, garantindo a alegria do público.

O número foi contabilizado pela organização do evento. As equipes de engenharia da Prefeitura trabalharam em conjunto com as equipes de comunicação para chegarem ao resultado. Foram utilizados drones simultaneamente ao longo do percurso e os dados fotográficos aéreos foram analisados por engenheiros que chegaram ao total de público.

O público é o segundo maior do evento todo em números, ficando atrás apenas do Pingo da Mei Dia, que contou com 210 mil pessoas.

Foi um mês de festa com mais de 400 atrações espalhadas em diversos polos, sendo eles: Estação das Artes, Arraiá do Povo, Cidadela, São João, Poeta Antônio Francisco, Circo do Forró, além do espetáculo teatral Chuva de Bala no País de Mossoró, que reconta a história de resistência do povo mossoroense à invasão do Bando de Lampião.

 

COMERCIANTES DESTACAM IMPORTÂNCIA DO MCJ

O “Mossoró Cidade Junina” é um dos eventos mais esperados do ano pelos comerciantes ambulantes. É a oportunidade para esses profissionais ampliarem a sua renda. O casal Nestor Santos e Lúcia Helena, presente no “Boca”, elogiou a organização do evento e confirmou que as expectativas de vendas foram alcançadas.

“Esse ano, graças a Deus, achei melhor, e quero que sempre continue desse jeito, com a Prefeitura trabalhando por nós. Eu quero agradecer pela organização, segurança. Muito obrigado”, comentou Nestor. “Foi uma maravilha, tanto em 2022 quanto agora em 2023. Tudo perfeito. Só temos que agradecer à Prefeitura”, acrescentou Lúcia.

Welton Carvalho, que atuou durante todo o “Cidade Junina” no polo Estação das Artes, também marcou presença com a sua barraca de drinks no “Boca da Noite”. “Graças a Deus esse ano foi muito melhor, se a gente colocar em números, foi pelo menos cinco vezes melhor que 2022, não temos do que reclamar. O MCJ gera renda para muitas famílias, ajuda demais todo mundo. A Prefeitura está de parabéns, assim como toda a equipe de organização do MCJ 2023”, afirmou.

 

INCLUSÃO TAMBÉM É DESTAQUE

O “Mossoró Cidade Junina” 2023 foi o mais inclusivo da história. Do “Pingo” do “Boca”, a Prefeitura de Mossoró garantiu que as Pessoas com Deficiência (PCDs) pudessem aproveitar todos os polos do evento com acessibilidade e espaços exclusivos, como o “Front da Inclusão”, ambiente disponibilizado em frente ao palco principal dos shows, na Estação das Artes.

No “Boca”, uma área do Memorial da Resistência foi reservada às pessoas com deficiência. Iáscara Samara, que integra o Fórum das Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ainda a quadrilha junina “Inclusão com Paixão”, fez questão de prestigiar o evento de encerramento do MCJ, ressaltando a atenção especial dada à inclusão. “Foi maravilhoso. Esses espaços são muito importantes para nós. Estive praticamente em todas as noites no ‘Front da Inclusão’ e hoje não poderia perder o ‘Boca da Noite’”, falou.

SAÚDE E SEGURANÇA

A Prefeitura de Mossoró também montou um forte esquema de segurança e assistência em saúde para o “Boca da Noite”. Durante todo o “Mossoró Cidade Junina”, o município investiu em mecanismos que garantiram a segurança da festa, com efetivo e tecnologia, além de assegurar atendimento médico à população.

Só no “Boca”, foram mais de 700 agentes de segurança mobilizados. O monitoramento também foi reforçado, com câmeras de reconhecimento facial e tecnologia de longo alcance, possibilitando a visualização minuciosa da área. Além disso, o Corredor Cultural foi isolado, com nove pontos de entrada e revista.

“Tivemos uma edição bastante tranquila. Conseguimos implementar um policiamento massificado. Foi um evento em que tivemos apoio para poder desenvolver a segurança, que já havia sido bem avaliada em 2022. Parabéns à organização pela estrutura, o que também corrobora para que o evento tenha tido êxito. Com esse trabalho integrado, quem ganha é a população. Estamos finalizando de forma satisfatória”, afirmou o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, major Ivanildo Henrique.

O “Boca da Noite” contou ainda duas Unidades Temporárias para Pronto Atendimento, uma localizada na Praça de Eventos, no Corredor Cultural, e a outra no Teatro Municipal. Além disso, oito unidades móveis estiveram em atendimento no prolongamento do Corredor Cultural, sem que houvesse o registro de grandes ocorrências.

No encerramento do “Mossoró Cidade Junina”, além de Claudia Leitte e Tony Salles, animaram o público no Corredor Cultural as atrações Davson Davis, Marcelo Miranda, Ewerton Linhares, Darlan Dias, Júnior Farra e Lucas Lima. Após o “Boca”, a festa seguiu no polo “Cidadela”.